Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de fevereiro de 2019

Compartilhe

  O conselho tem como finalidade assessorar o governo municipal

 Os membros – titulares e suplentes – do Conselho Municipal do Idoso, que ficarão no cargo até fevereiro de 2021, foram empossados, ontem (26). A solenidade aconteceu no Edifício Prada e contou com a presença do prefeito Mario Botion; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion; e do vereador Wagner Barbosa; além de representantes do poder público e sociedade civil.

 O conselho tem como finalidade assessorar o governo municipal, no sentido de que o exercício dos direitos civis e humanos das pessoas idosas sejam assegurados, dentro da política do governo. “Com o aumento da expectativa de vida, primamos pela qualidade dos serviços prestados pelo município. E é crescente a busca pelos grupos de convivência e fortalecimento de vínculo”, disse o prefeito. Os números comprovam a procura. No final de 2016, eram 1.970 idosos atendidos. Em 2018, passou para 3.464 atendimentos, o que representa um aumento de 75%. “Inclusive levamos o serviço de acolhimento para a área rural”, observa o chefe do Executivo. No Centro de Referência do Idoso, o serviço também cresceu. Entre os anos de 2017 e 2018, o acréscimo foi de 66%. Atualmente, são atendidos 1.130 idosos.

 Até o dia 12 de março, Rebeca São Felice continua à frente do Conselho Municipal do Idoso. No dia seguinte, está marcada a eleição da nova presidência, às 8h30, na Casa dos Conselhos. “Os conselheiros têm a missão de garantir os direitos dos nossos idosos. E eles não são poucos, pois em Limeira passam dos 15% da população total da cidade. Tem crescido acima da média mundial”, comentou a atual presidente. Já para a presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Maria Aucélia Damaceno, o trabalho é desafiador e apaixonante. “Estamos de portas abertas para contribuir com as políticas públicas e com o processo de envelhecimento”, citou Maria Aucélia.

 Integram o conselho, o Ceprosom e as secretarias municipais de Saúde, Cultura, Urbanismo, Assuntos Jurídicos, Esportes e Obras e Serviços Públicos. Já pela sociedade civil, grupos da Terceira Idade, entidades que atuam profissionalmente na área do idoso e associação dos aposentados. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários