Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de fevereiro de 2019

Compartilhe

  Os dados apontam intensificação dos trabalhos de controle da dengue

 A Prefeitura de Limeira apresentou nesta quinta-feira (28), durante Audiência Pública na Câmara Municipal, a prestação de contas da área de Saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2018. Os dados apontam intensificação dos trabalhos de controle da dengue, com crescimento das ações do “casa a casa” da ordem de 5,9%.

 Compareceram ao evento, o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a diretora da Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende Moreno, a diretora de Atenção Secundária, Sílvia Della Riva, o diretor de Gestão Administrativa, Everton Ferreira, o diretor de Urgência e Emergência, Ricardo Olivier, o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Rodolfo Campos, além de outros integrantes da Secretaria de Saúde e de representantes da Sociedade Civil Organizada.

 Um dos destaques da Audiência foi a exposição dos trabalhos de controle e prevenção à dengue, realizados pela Divisão de Controle de Zoonoses. Durante o período de setembro a dezembro, 65.405 imóveis receberam visita de agentes. Nesses locais, houve eliminação de criadouros e orientação aos moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, dentro da atividade denominada “casa a casa”. O número é 5,9% superior ao total de imóveis visitados no mesmo período do ano passado, quando os agentes estiveram em 61.706 endereços.

 Outros 8.116 imóveis foram inspecionados para a Avaliação de Densidade Larvária. A pesquisa revelou que o índice de infestação de larvas do mosquito em Limeira é de 1,7 – indicando “situação de alerta”. Já os três mutirões organizados pela prefeitura resultaram na visitação a 7.273 casas.

 A divisão também promoveu 4.444 ações de controle, 1.128 atividades de bloqueio de criadouros (nebulização), 968 vistorias de pontos estratégicos (espaços com grande aglomeração de pessoas) e 253 visitas a imóveis especiais (com risco de formação de criadouros). Quanto às atividades educativas, a Divisão distribuiu 8.235 folhetos e realizou 35 capacitações e palestras relacionadas ao controle de vetores.

 A realização da 70ª Audiência Pública atende à Lei Federal Nº 141/2012, que estabelece os princípios de transparência, visibilidade, fiscalização e avaliação e controle da administração pública. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários