Por: Redação Notícia de Limeira | Publicado em 7 de março de 2019

Compartilhe

 Outras duas propostas incluem eventos no Calendário Oficial do Município

 Dois projetos que incluem eventos no Calendário Oficial do Município foram aprovados na sessão ordinária desta quarta-feira, 6 de março, um cria a Semana de incentivo à castração e combate aos maus-tratos de cães e gatos e a outro institui a Festa em Louvor a São Francisco de Assis, no Bairro dos Frades. Também foi aprovado projeto que institui a forma de transferência e regularização das concessões de terrenos nos cemitérios da Saudade e Pires.

 Concessões de terrenos em cemitérios

 O Projeto de Lei Nº 217/2018, de autoria do vereador Zé da Mix (PSD), revoga a Lei nº 1911/84 e institui a forma de transferência e regularização das concessões de terrenos nos cemitérios da Saudade e Pires.

 Com a aprovação da proposta, a transferência da concessão de uso das sepulturas nos cemitérios públicos municipais será permitida mediante os seguintes requisitos: requerimento fundamentado e pagamento de tarifa em casos como falecimento do concessionário com transferência para cônjuges, descendentes ou parentes; ato de doação feito pelo concessionário para familiares; consenso em partilha decorrente de divórcio; ou em caso de demonstração de cadeia possessória, desde que comprovados cinco anos de efetiva ocupação, e apresentação de documentos para análise e decisão do Executivo.

 O proponente, vereador Zé da Mix, explica, na justificativa, que a transferência de concessões tem sido um problema enfrentado por muitas pessoas que compraram ou venderam terrenos nesses cemitérios e não conseguem, por falta de amparo legal, realizar a transferência desses terrenos.

 “Fui procurado por algumas famílias que tiveram problemas na documentação de posse de túmulos. Esse projeto veio para resolver a situação, regularizando a posse e para regulamentar as transferências”, explicou.

 A proposta também regulamenta a extinção das concessões de uso perpétuo em algumas hipóteses como falecimento do concessionário sem herdeiros e renúncia de direito pelo concessionário. Nos dois casos, o direito de uso será revertido à Prefeitura.

 A responsabilidade pela conservação dos túmulos também é estabelecida pela proposta. As famílias são responsáveis pela manutenção e limpeza e, em caso de abandono da sepultura, o concessionário será notificado e poderá ter sua concessão revogada caso não promova a manutenção ou obra de reparação solicitada, e a posse será revertida para a Prefeitura.

 O projeto foi aprovado por todos os vereadores da Casa e segue para sanção ou veto do prefeito.

 Semana do Incentivo à Castração e Microchipagem

 De autoria do vereador Wagner Barbosa (PSB), o Projeto de Lei Nº 42/2017, aprovado por meio do Substitutivo nº 17/2017 institui a Semana do Incentivo à Castração e Microchipagem e Combate aos Maus-Tratos de Cães e Gatos e faz a inclusão da mesma no Calendário Oficial de Eventos do Município.

 Na justificativa o vereador destaca que a castração e a microchipagem são medidas importantes para reduzir o índice de maus-tratos e ter controle do crescimento populacional de cães e gatos, mas também beneficiam a saúde humana. “A conscientização e o cuidado com a saúde animal são essenciais para a própria saúde humana, já que existem aproximadamente 600 patógenos que afetam as pessoas e que podem ser transmitidos pelo contato com animais”, argumentou.

 A semana deverá ser realizada na primeira semana de agosto de cada ano.

 Festa de São Francisco de Assis

 A vereadora Lu Bogo (PR) apresentou o Projeto de Lei Nº 248/2018, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Munícipio de Limeira a Festa em Louvor a São Francisco de Assis, no Bairro dos Frades, a ser celebrada na primeira quinzena de outubro.

 De acordo com a justificativa da parlamentar, a festa já acontece há 65 anos na Comunidade São Francisco. “Seus festejos ocorrem anualmente, no primeiro ou segundo fim de semana de outubro, por este motivo indicamos a celebração para a primeira quinzena do mês”, explicou.

 Lu Bogo ressalta que, além das celebrações religiosas, também acontecem quermesse, shows e festival de prêmios. Segundo ela, é através dos fundos arrecadados durante a festa que são feitas as manutenções e novas obras para melhorar o ambiente comunitário.  (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários