Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de março de 2019

Compartilhe

 No próximo sábado (16), será a vez da UBS Jd. Planalto oferecer a vacinação

 Facilitar o acesso à vacinação é a proposta da Secretaria de Saúde de Limeira, que a partir deste sábado (9), lança o “Plantão de Vacinação”. Pela iniciativa, a população terá à disposição todas as vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, desde que a idade esteja adequada às orientações do Ministério da Saúde. A primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) a ficar aberta neste sábado, das 8h às 12h, é do bairro Cecap, que fica na Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº. A medida é válida para todos os munícipes, independentemente do bairro onde moram. Para o procedimento, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Adultos também devem levar um documento com foto.

 A Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade de pais ou responsáveis manter a caderneta de vacinação atualizada de crianças e adolescentes. Alguns tipos de vacina, como Pentavalente e Meningocócica, estão abaixo do esperado para crianças com menos de 1 ano de idade. O índice de cobertura é de 76,7% e 72,7%, respectivamente. A Pentavalente protege a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, e hepatite B, enquanto a Meningocócica, previne a ocorrência de doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C.

 O secretário de Saúde, Vitor Santos, ressaltou a importância do envolvimento das famílias no encaminhamento dos filhos à vacinação, e ainda, observou que a flexibilidade dos dias de funcionamento das UBSs irá favorecer o acesso da população à saúde pública. “Estamos vivendo um momento de retorno de algumas enfermidades que já estavam controladas no Brasil. Por meio da vacinação, essas doenças podem ser evitadas”, frisou.  (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários