Por: Redação Notícia de Limeira | Publicado em 12 de março de 2019

Compartilhe

 O Educar Limeira é realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil

 Os 460 alunos, do 1º ao 5º anos da Emeief Pastor Ismael Pereira Lago, foram os primeiros a receber a edição 2019 do projeto Educar Limeira. Uma cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira (12) na escola, marcou a abertura do projeto. O prefeito Mario Botion esteve presente, ao lado do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, do secretário de Educação, André De Francesco, da vereadora Erika Tank e da coordenadora da iniciativa, Alessandra Menegon. A diretora da unidade, prof. Nilselena Cardoso Zavatieri, também participou.

 O Educar Limeira é realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação, desde 2017, com a retomada da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto visa a conscientização dos alunos e a aproximação da GCM com a comunidade. Em 2017, 16 mil alunos da rede municipal foram atendidos, enquanto em 2018, foram 18 mil. Neste ano, segundo o prefeito Mario Botion, a intenção é atender ainda mais crianças.

 “O Educar Limeira é um projeto muito importante. É uma maneira de levar conhecimento para as crianças e aproximar a GCM da nossa comunidade, para que compreendam que, em uma dificuldade, a GCM ou a Polícia Militar estão a nossa disposição e próximas de nós. Essa aproximação vem através do ensinamento”, observou o chefe do Executivo. O prefeito aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe da Ronda Escolar pelo trabalho realizado nos últimos anos.

 O secretário Francisco Alves salientou que a atual gestão segue na direção de buscar conhecimento e levar informações importantes para as crianças. “Estou muito feliz de estar em uma escola municipal por mais um ano para dar início ao projeto, que visa que esses alunos estejam mais seguros quando saírem dos portões das escolas”, comentou. Ele também falou da iniciativa de levar o Grupamento Canil para as escolas, para falar sobre posse responsável e cuidado com os animais. O novo tema será abordado com os alunos do 5º ano das escolas municipais.

 O trabalho conjunto entre as secretarias foi destacado pelo secretário André De Francesco. “Nós não trabalhamos sozinhos. Temos muitos desafios, mas temos conquistas importantíssimas para a cidade e precisamos valorizá-las”, afirmou. “Que vocês [alunos] aproveitem o que os GCMs trazem para vocês, que são assuntos essenciais para que vocês fiquem antenados no que é importante para a vida”, desejou para os alunos.

 A vereadora Erika Tank também enalteceu a parceria entre as pastas para o desenvolvimento desse projeto e a importância do Educar Limeira na vida das crianças. “É essencial levar esses ensinamentos e mostrar que a GCM está perto das crianças. Dessa forma, elas aprendem o que é necessário, pois o futuro da nossa cidade e do nosso país são elas. É em cada unidade escolar que a educação acontece e começa o futuro da nossa cidade”, falou.

 Nilselena deu as boas-vindas aos GCMs e demais presentes na cerimônia. “Estamos muito agradecidos por recebermos essa palestra. A criança aprende de várias formas e uma delas são com os GCMs, com as palestras de temas diversos e importantes. Eu agradeço muito a oportunidade de isso ser proporcionado para nossas crianças”, falou.

 Os alunos da Emeief Pastor Ismael Pereira Lago receberam a palestra sobre acidentes domésticos e como evitá-los, específico para as crianças do 1º ao 5º ano. Eles também assistiram uma palestra sobre posse responsável e cuidado com os animais, com a presença da cadela Lianca, do Grupamento Canil. Além desses temas, os alunos do 2º e 3º anos que participam do projeto em 2019 terão palestras com os temas drogas e pedofilia.  (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários