Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de março de 2019

Compartilhe

 O projeto envolve as escolas da rede municipal de ensino e do programa Bolsa Creche

 A Prefeitura de Limeira realizou o lançamento da edição de 2019 do Programa Escola VerdeAzul, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje (12), no campus da Unip Limeira. O projeto envolve as escolas da rede municipal de ensino e do programa Bolsa Creche. Ao longo do ano, são desenvolvidas atividades de educação ambiental seguindo o currículo pedagógico municipal, tendo a questão da água como tema gerador.

O prefeito Mario Botion esteve presente no evento e salientou a importância da educação para garantir que os cidadãos do futuro sejam conscientes e contribuam na preservação do meio ambiente. Botion também agradeceu aos professores e gestores escolares pelo comprometimento com o programa Escola VerdeAzul. “É uma iniciativa democrática, em que cada unidade pode desenvolver de acordo com as suas demandas; por isso o envolvimento de vocês é imprescindível”, falou.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, agradeceu a parceria com a Secretaria de Educação e frisou que essa gestão vê as crianças como agentes transformadores do futuro. “Trabalhar com os alunos é ter a certeza que eles irão absorver esse conhecimento que estamos transmitindo e fazer a diferença no mundo”, disse. A assessora executiva da Secretaria de Educação, Maura Mazzei, lembrou que quando se trata de educação ambiental, é necessário que o conteúdo vá além dos muros das escolas e cheguem até as famílias e à comunidade. “É um aprendizado para a vida de cada criança”, ressaltou. A vereadora Erika Tank esteve presente na cerimônia.

CERTIFICAÇÃO

As 43 escolas que participaram em 2018 do programa de educação ambiental Escola VerdeAzul receberam certificados. Além disso, 10 unidades foram homenageadas como destaque. O diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, avalia que o programa vem elevando o nível das atividades que envolvem o tema nas escolas, já que inclui capacitação de coordenadores pedagógicos e professores. Para ele, esse momento de reconhecer o mérito das escolas participantes é gratificante. “Ficamos satisfeitos que mais de 40 escolas estão sendo certificadas; isso mostra que nosso trabalho está gerando resultados.”

A Emei Theresa Veronesi D’Andrea é uma das certificadas. A vice-diretora Roselaine Matheus Torres conta que a recepção dos alunos para as atividades relacionadas ao meio ambiente é positiva. “Nosso foco é sempre dar ferramentas para que o aluno se reconheça como agente do meio em que ele vive, podendo atuar diretamente na preservação ambiental”, diz. Para ela, o programa enriquece o trabalho desenvolvido na escola.

Confira as escolas certificadas:
CEIEF Prof. Deovaldo Tixeira De Carvalho
CEIEF Profa Flora De Castro Rodrigues
CEIEF Jamile Caram de Souza Dias
EMEIEF José Roberto Braz
EMEIEF Martim Lutero
EMEIEF Prada
EMEIEF Doutor Waldemar Lucato
EMEIEF Major José Levy Sobrinho
EMEIEF Vereador Mauro Sérgion Vieira
EMEIEF Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi
EMEIEF Tenente Aviador Ary Gomes Castro
EMEIEF Professora Egle Maria Ciarrochi
EMEIEF Professor Noedir Tadeu Santini
EMEIEF Professora Cassiana Maria Soares Lenci
EMEIEF Professor José Paulino de Araújo Vargas
EMEIEF Professora Maria Aparecida Degaspare
EMEIEF Limeira
EMEIEF Mário de Souza Queiroz Filho
EMEIEF Aracy Nogueira Guimarães
CI Vereador Rubens Pinheiro Alves
CI Vereador Waldimir Jorge Schinor
CI Lucinda Tank Kuhl
CI Professora Mariana Seleghin Pereira
CI Claudinor José Cardoso
CI Caroline PArdo Campos Freire
CI João Ari Cason
CI José Eduardo Voigt Sampaio
CI Lucília Ramos da Silva Forster
EMEI Zé Carioca
EMEI Professor Célio Sampaio Silva
EMEI Thereza Veronesi D’Andrea
EEI AMAR
EEI Chico Bento
DESTAQUES
CI Fábio Franco de Oliveira
EMEIEF Profª Clara Monzoni Lang
CEIEF Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto
EMEIEF Profª Maria Madalena Vasconcellos Silva
CI Irene Gomes Bortolan
CI Lia Maura Mattos Silveira
EMEI Profª Maria Wilma Buck Bertaia
EEI Meu Cantinho
EMEIEF Profºr Aldo José Kuhl
EMEIEF Pastor Ismael Pereira Lago  (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários