Por: Renan Isaltino | Publicado em 13 de março de 2019

Compartilhe

 No segundo dia de programação, alunos se encantam com Manhã de Contação de Histórias

 Poesia, música e arte marcaram a noite dessa terça-feira, 13 de março, durante a solenidade de abertura da 4ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura “Dr. Olindo de Lucca”. O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola legislativa “Paulo Freire”.

 A Semana Limeirense dos Saraus de Literatura foi instituída por meio da Resolução nª 627/2015 com o objetivo de promover eventos artísticos destinados à literatura e poesia. A Academia Limeirense de Letras (ALLE), a Diretoria de Ensino, a Secretaria de Educação e a Sociedade Literária Limeirense (SOLL) são apoiadores e participaram ativamente na realização dos eventos.

 Neste ano, a poetisa e artista plástica Cleonice Mercuri Quitério foi homenageada na solenidade de abertura. Cleonice é segunda secretária da Academia Limeirense de Letras e possui diversas poesias publicadas. Em homenagem a ela também foi montada uma exposição, com poesias e quadros de sua autoria.

 A abertura foi presidida pelo segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Wagner Barbosa (PSB), e contou com a presença do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), vereador Toninho Franco (PR), da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, do secretário de Cultura, José Farid Zaine, da presidente da ALL, Maria Eloisa Rossi, da presidente da SOLL, Priscila Celestino, e autoridades locais.

 Durante o evento, alunos do Colégio Acadêmico declamaram poesias de autoria de Cleonice para homenageá-la. Cleonice também recebeu presentes da Academia Limeirense de Letras e do Colégio Acadêmico, como demonstração do carinho que têm pela homenageada.

 “Agradeço a todos pela homenagem e gostaria de destacar o quão especial é a arte em minha vida, pois é através dela que me comunico, através da arte e da escrita vivo a me expressar e a deixar os meus sentimentos gravados no branco papel, onde desabrocham em palavras, através da arte torno-me única e expando a minha voz, do pensamento às palavras a arte se faz. Não há nada mais gratificante do que ser reconhecida por fazer aquilo que se ama”, declarou Cleonice.

 A noite também contou com a apresentação musical do Maestro Rosivaldo Mena Peres regendo o Coral Vozes do Tatuiby.

 Manhã de Contação de Histórias

 Os eventos da 4ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura continuaram na manhã de quarta-feira, 13 de março, com a Manhã de Contação de Histórias, destinada a alunos das escolas Emeief Professora Raquel Ap. G. Franceschi e Emeief Prof. Aldo Khüll, da Rede Municipal de Ensino.

 Véus, bules e muita imaginação encantaram os alunos de quatro turmas do quinto ano, que acompanharam as histórias contadas por Gisele Godoi, membro da SOLL e da ALLE, e por Helcimara Gonçalves Belo Sabino e Tânia Dodiack Menezes Geraldello, do Recanto das Histórias da Secretara Municipal de Educação.

 

 

Programação

 Na programação da 4ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura, também acontecem as exposições “Encantos da Natureza”, em homenagem Cleonice; “Mulher: Força e Doçura”, com obras de poetas e poetisas da SOLL; e “Poesia e Juventude”, com poemas autorais de alunos da Rede Estadual de Educação. A amostra começou na segunda-feira, 11 de março, e segue até sexta-feira, 15 de março, na Câmara Municipal.

 Na sexta-feira, 15 de março acontece a “Noite de Poesias”, que marca o encerramento da semana. No evento, alunos das escolas estaduais Antônio de Queiroz, Cônego Manuel Alves, Ataliba Pires do Amaral e Gustavo Peccinini farão declamações de poesias de diversos autores.

 A noite também contará com a apresentação musical da flautista mirim Gabriela, idealizadora do canal do Youtube “Chorando com Gabi” e família.  (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários