Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de março de 2019

Compartilhe

 O trabalho dos agentes de trânsito e o respeito com os profissionais foi outro tema trabalhado

 Os alunos do 4º e 5º anos do Ceief Governador Mario Covas, no Parque Residencial Belinha Ometto, concluíram hoje (14) o ciclo de palestras de educação no trânsito promovidas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. A chefe do Setor de Fiscalização e educadora do trânsito, Vanessa Muniz, foi a responsável pelas ações, ao lado de agentes de trânsito e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também ministraram palestras para as crianças. Elas foram certificadas após a conclusão das palestras.

 Durante quatro dias, foram passadas informações sobre uso de cinto de segurança e do celular ao volante, ciclistas, motociclistas, faixa de pedestre e semáforo. O trabalho dos agentes de trânsito e o respeito com os profissionais foi outro tema trabalhado. Os enfermeiros do Samu também ministraram palestras sobre primeiros socorros, em relação a desmaios e convulsão, tipos de ambulância e conscientização sobre o uso do serviço, com o intuito de evitar trotes. Cartilhas e materiais de conscientização foram entregues.

 Vanessa Muniz destaca que o intuito de trabalhar esses temas com as crianças é torná-las multiplicadoras das informações que são passadas nas palestras. “Queremos que eles contribuem com nosso trabalho, orientando os pais e outros adultos sobre o trânsito, respeitando as normas, agindo como fiscalizadoras”, comenta. Segundo ela, essa é uma oportunidade de conhecimento que antes não era passada para os alunos para que eles se envolvam na sociedade.

 A vice-diretora do Ceief, Andréa Dantas, destaca que é uma necessidade que a unidade tem encontrado em debater esses temas. “Quando falamos em trânsito, não nos referimos apenas fora da escola. Dentro, existe um trabalho, diariamente, de trânsito, por conta da entrada e saída das crianças. Acreditamos que a educação no trânsito dentro da escola é primordial para quando eles saírem daqui, passar para os pais e responsáveis do quão é importante respeitarmos as regras”, afirma.

 Andréa também elogia a iniciativa. “É uma grande satisfação receber as palestras de educação no trânsito. É um aprendizado enriquecedor que será utilizado no dia a dia da escola.” Para ela, com as palestras, as crianças conseguem identificar as falhas que as pessoas acabam cometendo no trânsito fora da sala de aula. “É uma reflexão que o aluno consegue fazer”, complementa. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários