Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de março de 2019

Compartilhe

 O objetivo da iniciativa é desenvolver ações que buscam fortalecer a mobilização das escolas municipais 

 A Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Pedagógica, realizará a Semana do Contador de Histórias. A iniciativa comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março. O objetivo da data é fomentar contos de tradição oral e os gêneros literários, promovendo a leitura, a imaginação e o lúdico. No dia 22, a partir das 8h30, acontecerá um evento literário em comemoração à data.

 No período da manhã, haverá a gravação do programa de rádio “Balaio Trançado de Histórias”, com a contadora Carmelina de Toledo Piza, que acontece semanalmente pela Rádio Educativa de Piracicaba. À tarde, haverá apresentações de contação de histórias às crianças, estimulando o imaginário das histórias, o prazer pela leitura e a ludicidade no universo da literatura infantojuvenil.

 Também no período da tarde, das 15h às 17h, acontecerá a formação “Histórias para encantar a sala de aula”, para os profissionais da Secretaria de Educação e interessados em contação de histórias, também com Carmelina e Anderson Brongna. A formação será gratuita e as inscrições serão feitas online, por meio da link https://goo.gl/forms/hM4qWxjWOtfTt9nC2, a partir de segunda-feira (18). As vagas são limitadas.

 Durante a semana, alunos das escolas Emeief Maria Aparecida de Luca Moore, Emeief Limeira e Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini também participam das atividades de contação de histórias e mediação de leitura nos espaços da Biblioteca Pedagógica.

 O objetivo da iniciativa é desenvolver ações que buscam fortalecer a mobilização das escolas municipais nos projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura, conforme explica a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares. “Nossa intenção é valorizar as bibliotecas públicas como espaços fundamentais para a democratização do acesso ao livro, incentivo à leitura e formação de novos leitores”, destaca. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários