Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de março de 2019

Compartilhe

 O megamutirão foi proposto pelo prefeito Mario Botion

 Servidores municipais e voluntários saíram às ruas no último sábado (16) para participar de um megamutirão contra a dengue. Eles vistoriaram quintais e orientaram os moradores sobre os cuidados no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue. Limeira tem 66 casos confirmados da doença, e outros 199 estão em aberto (aguardando resultado). O megamutirão foi proposto pelo prefeito Mario Botion. “Cerca de 1,2 mil pessoas se envolveram no combate aos criadouros. E tenho que agradecê-las pelo importante trabalho e disponibilidade em participar”, disse ao acompanhar os servidores do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) na abertura dos trabalhos de rua – vistoria “casa a casa”.

 De acordo com a Divisão de Controle de Zoonoses, 27.777 imóveis foram visitados, em mais de 50 bairros. O trabalho de visita foi realizado por funcionários de todas as secretarias municipais e IPML (Instituto de Previdência Municipal de Limeira). Foram feitas ainda três limpezas compulsórias e lavrados quatro autos de infração pelas equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Ceprosom, Divisão de Controle de Zoonoses e Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Somente a Operação Só Cacareco retirou três toneladas de entulho, e as equipes de limpeza (através das ações coercitivas) quase 19 toneladas.

 Ainda foram feitas várias notificações – total de 322. A Divisão de Fiscalização de Posturas fez 131 notificações no Royal Palm, 52 no Interlagos, 101 no Santa Clara e 38 no Pompeo. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana notificou cinco proprietários de veículos, para prevenção e controle da dengue. Os veículos estavam parados e servindo de criadouro para o mosquito.

 DOMICILIAR

 Integrando o trabalho de vistoria domiciliar, houve acompanhamento de perto do prefeito Mario Botion. Ele esteve na Vila Queiroz na casa da costureira Neusa Aparecida Gerotti. “A prevenção é fundamental. Procuro manter tudo limpo em casa, mas a gente sabe que muitos não tomam os cuidados necessários”, avalia. Na residência, os servidores municipais não encontraram nenhuma irregularidade. “Quero parabenizá-la pela conscientização. A senhora é um exemplo do que todos devem fazer, que é a lição de casa”, disse o chefe do Executivo.

 O prefeito ainda esteve em algumas casas do Jardim Aeroporto. Dentre elas, do casal Adenir Marcelo Zanca e Ângela Zanca – ambos empregados públicos. No quintal deles, os servidores encontraram tudo em ordem. “Quero dar os parabéns ao prefeito pela atitude e pelos cuidados que tem com a cidade”, falou o morador. Já a esposa dele emendou: “incentivar a limpeza dos quintais é importante para que mais pessoas se conscientizem.”

 VOLUNTÁRIOS

 Como voluntários, muitos jovens participaram do megamutirão. Ajudaram no trabalho de conscientização, patrulheiros, escoteiros e atiradores do Tiro de Guerra. Os últimos dois grupos fizeram panfletagem na área central – no entorno da Praça Toledo Barros. “Participar de uma ação, como esta, é uma oportunidade única para os jovens que estão ingressando agora. E eles focaram que o combate aos criadouros do mosquito da dengue é responsabilidade de todos”, disse o subtenente Franklin. O Grupo Escoteiro Tatuibi também ajudou no megamutirão. Doze escoteiros e quatro chefes fizeram panfletagem. A ação, segundo eles, foi bem aceita pela população.

 Ainda houve envolvimento de mais setores. Do Grupo Escoteiro Limeira, que atuou no Jardim do Lago; Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), DeMolay e associações de bairros.

 Mais uma ação grande está sendo planejada pela prefeitura, ainda neste mês, em parceria com comunidades religiosas. “Precisamos fazer uma varredura na cidade toda. A eliminação dos criadouros não requer muito tempo. Dez minutos por semana são suficientes para acabar com as larvas do mosquito. Por parte da prefeitura, estamos intensificando e melhorando as ações preventivas cada vez mais”, afirma o prefeito Mario Botion. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários