Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de março de 2019

Compartilhe

 O objetivo das reuniões é apresentar as etapas de trabalho para elaboração do plano

 A Prefeitura de Limeira e a empresa GPO Sistran Engenharia iniciaram nesta quarta-feira (20) as audiências públicas sobre o Plano de Mobilidade Urbana. O objetivo das reuniões é apresentar as etapas de trabalho para elaboração do plano e ouvir a população em geral em suas demandas e sugestões sobre o tema. Essas oficinas participativas vão colaborar com a terceira etapa do Plano de Mobilidade – durante a fase de diagnóstico. “Dividimos as reuniões de acordo com a área específica de atuação de cada setor da sociedade. Nesta quinta-feira (21), às 19h, a audiência será aberta para toda a população. É importante que as pessoas compareçam para opinar sobre este trabalho, e principalmente, sobre o sistema viário do município”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira.

 As reuniões de hoje ocorreram no Auditório Municipal, no Edifício Prada, em três horários – às 9h, 14h e 15h30. Os encontros contaram com a presença de representantes de transporte coletivo individual (táxi), técnicos da prefeitura, integrantes de entidades como a Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), além de grupos de ciclistas. “Esta ação é muito válida, é a primeira vez que a prefeitura faz um trabalho como este. Atuo como taxista há 30 anos, utilizo bastante as ruas e avenidas da cidade, posso contribuir com sugestões para o Plano de Mobilidade”, afirmou o presidente do Sindicato dos Taxistas de Limeira, Emílio Castanheira.

 A gerente de Serviço Social da Ainda, Gisele Mosciaro, destacou a importância das reuniões. “É preciso ouvir as demandas dos diversos segmentos para propor melhorias efetivas”, disse. “Nossas demandas visam melhorias para um trânsito mais seguro”, comentou o ciclista Douglas Robinho.

 As reuniões continuam amanhã (21), no Auditório Municipal. O encontro das 9h terá a participação de motoristas de transporte por aplicativo e às 14h, representantes do Sindicato de Veículos de Cargas, dos motoristas de vans escolares, motoristas de ônibus, integrantes do Sindicato dos Motoristas, das autoescolas e representantes de transportadoras. No período noturno, às 19h, no auditório da escola Senai Luiz Varga, (Praça Antônio de Queiroz, nº 72), a reunião será voltada à população em geral. Na sexta-feira o trabalho continua às 9h e 14h.

 ETAPAS

 O Plano de Mobilidade visa oferecer mais eficiência nos deslocamentos da população, priorizando os meios de transporte não motorizados, especialmente os pedestres, transporte coletivo, transporte de mercadorias, carros e motos. A primeira etapa deste trabalho já foi concluída com a elaboração do Plano de Comunicação e Participação Social. Também foram elaboradas peças de comunicação como materiais audiovisual e digital para mídias tradicionais e online.

 A segunda etapa teve início em fevereiro com a aplicação da pesquisa domiciliar e continuará até o mês que vem. O estudo visa avaliar todos os deslocamentos feitos pelo morador durante o dia anterior, horários, modos de transportes utilizados, entre outros detalhes. Todas as informações coletadas serão apresentadas para caracterização de regiões do município e para abastecer a fonte de dados sobre a mobilidade urbana em Limeira.

 Após esta fase, uma equipe técnica-multidisciplinar fará a análise crítica das informações frente a realidade do município. Depois será apresentado o plano geral com todo o perfil avaliado.

SERVIÇO

Audiências Públicas – Representantes de vários segmentos

Data: 21 (quinta-feira)

Horários: 9h, 14h

Local: Auditório Municipal (Edifício Prada) – ao lado da Secretaria de Fazenda

Audiência Pública – População em geral

Data: 21 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório da escola Senai Luiz Varga – Praça Antônio de Queiroz, nº 72.

Audiências Públicas – Representantes de vários segmentos

Data: 22 (sexta-feira)

Horários: 9h, 14h

Local: Auditório Municipal (Edifício Prada) – ao lado da Secretaria de Fazenda (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários