Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de março de 2019

Compartilhe

 O sistema já está disponível e a competição acontece até 18 de outubro

 Pela primeira vez, os alunos da rede municipal de ensino podem participar da Olimpíada de Conhecimentos Gerais, realizada de forma 100% digital. Para esse propósito, foi criado o aplicativo “Perguntando SME”, acessado por meio do smelimeira.com.br. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação. Participam alunos do 3º ao 5º anos das escolas municipais.

 Segundo o secretário de Educação, André De Francesco, a iniciativa de desenvolver essa prova partiu de uma proposta do prefeito Mario Botion de abranger competições como a Olimpíada da Matemática a outros temas, com esse formato. Além disso, a iniciativa também atende ao currículo de ensino de Limeira, que, neste ano, abrange o trabalho com as novas tecnologias e mídias digitais – o que permitiu a criação do aplicativo para que os alunos o utilizem como objeto de ensino.

 “Nosso objetivo é, por meio dessa iniciativa, fomentar mais áreas de conhecimento para o interesse e o despertar do aluno para o processo educacional. O destaque desse ano foi o desenvolvimento desse aplicativo, que também atende ao novo currículo de ensino, vigente neste ano”, destaca André. Ele salienta que outra proposta da olimpíada é desenvolver nos estudantes a capacidade investigativa e o interesse em aprender e favorecer a leitura com fluência e compreensão de enunciados.

 A diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto reforça que essa competição, estruturada por meio de um aplicativo, permite uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa, além de despertar o interesse em querer aprender. “Usar os recursos tecnológicos a favor da qualidade educacional é uma experiência inovadora que está sendo implantada em Limeira”, comenta. Só nesta primeira semana, 1.161 alunos já se cadastraram e começaram a olimpíada. “Estamos priorizando a aprendizagem de qualidade.”

 Por meio do “Perguntando SME”, as crianças podem responder questionamentos de conhecimentos gerais em casa ou na escola, usando celular, tablet ou computador. Toda semana são liberadas 20 novas questões e, a cada resposta correta, o estudante ganha um ponto. Essas perguntas, conforme Adriana, foram construídas pelos professores da rede. Segundo ela, são questões do cotidiano e fatos históricos e científicos.

 Cada questão deve ser respondida em um tempo máximo de 30 segundos. À medida que o estudante avançar nas questões, receberá faixas identificando seu grau ou nível no desafio. A pontuação da olimpíada abrange a faixa de 0 a 1.000 pontos. O desempenho dos alunos é salvo. Serão selecionados 45 estudantes para a etapa final, sendo 15 para cada ano de escolaridade.

 A fase final da olimpíada será entre os dias 29 e 31 de outubro. Na ocasião, os estudantes selecionados realizarão um desafio composto por 30 questões de conhecimentos gerais e temáticas atuais no laboratório de informática da Secretaria de Educação. O encerramento da competição será em 13 de novembro, no Teatro Nair Bello, com a premiação dos cinco melhores alunos de cada ano de escolaridade, bem como as unidades de ensino.

 Os dois primeiros colocados de cada ano receberão um tablet e medalha. Já o 3º, 4º e 5º colocados de cada ano receberão um jogo educativo e medalha. Todos os estudantes selecionados para a fase final receberão medalhas de honra ao mérito na cerimônia de entrega de premiação. Já as cinco escolas municipais com a maior média de pontuação obtida por seus estudantes, considerando para o cálculo a somatória dos pontos de seus discentes dividida pelo número de participantes, serão homenageadas com a entrega de troféus. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários