Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de março de 2019

Compartilhe

 Em 2018, cerca de 2.700 alunos participaram da competição

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, publicou hoje (21), no Jornal Oficial do Município, o regulamento da Olimpíada da Matemática. Participarão, ao longo do ano, alunos dos quartos anos da Rede Municipal de Ensino. Em 2018, cerca de 2.700 alunos participaram da competição, organizada anualmente pela equipe de Formação da Secretaria de Educação.

 A olimpíada tem o objetivo de desenvolver nos alunos o interesse pela matemática, a fim de quebrar o tabu de que se trata de uma disciplina difícil e para poucos. Além disso, contribuir para a integração entre os alunos de diferentes escolas, favorecendo o relacionamento entre eles. Outro propósito da iniciativa é propiciar o estudo da matemática através da resolução de situações-problema de maneira lúdica, mostrando que ela, além de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, pode ser desafiadora e ter aplicabilidade no dia a dia.

 Segundo a Secretaria de Educação, os conteúdos da olimpíada estão contemplados no currículo, portanto o trabalho em sala de aula atende as necessidades exigidas nas avaliações e nos desafios propostos. Os professores trabalharão, com todos os alunos, os conteúdos do currículo e com simulados elaborados pela equipe escolar. A escola poderá produzir e aplicar três simulados: um realizado de forma individual e dois em equipes. “Essa preparação garantirá que todos se familiarizem com a estrutura das avaliações que ocorrerão na Secretaria de Educação.”

 A fase final da Olimpíada da Matemática contará com a participação das seis escolas vencedoras da semifinal e classificará, a partir das melhores pontuações, o 1º, 2º e 3º lugares. Essa fase ocorrerá no Centro de Formação do Professor (Parque Cidade), em 17 de outubro. O encerramento será em 25 de outubro, no Teatro Nair Bello, com a premiação das três melhores equipes classificadas na fase final. Os cinco alunos da equipe que obtiver o 1º lugar, receberão bicicletas e certificados. Já os alunos dos 2º e 3º lugares receberão jogos e certificados. Os professores orientadores das equipes classificadas para a fase final receberão um tablet e um certificado. As unidades escolares das equipes vencedoras também serão certificadas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários