Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de março de 2019

Compartilhe

 95 vagas em oficinas diversificadas estarão disponíveis

 A partir da próxima segunda-feira (1º), 95 vagas em oficinas diversificadas estarão disponíveis ao público interessado em áreas como teatro e baby class, entre outros. A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, oferece, na área de teatro, as oficinas “Preparação e Experimentação do Corpo no Espaço”, ministrada por Leandro Bonin, e “Workshop de Atuação e Cantos Tradicionais da América Latina”, coordenado por Ana Lídia Miranda Durante e Alejandro Tomás Rodrigues, na Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea). Já em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que possibilita o Programa Oficinas Culturais, haverá as oficinas de baby class, também na Emcea, “Balé: Meus Primeiros Passos”, com Aline Savazzi, e “Dança Que Transforma”, ministrada por Mateus Lourenço.

 Na área de fotografia, o Programa Oficinas Culturais traz a oficina “O Despertar do Olhar Fotográfico”, coordenada por Kauê Braga, que atende ao modelo de descentralização cultural adotado pela atual administração municipal, e segue para a área rural, no bairro dos Frades. A oficina de teatro “Preparação e Experimentação do Corpo no Espaço”, ministrada por Leandro Bonin, com inscrições até 19 de abril, para a população a partir de 16 anos; e o “Workshop de Atuação e C antos Tradicionais da América Latina”, coordenado por Ana Lídia Miranda Durante e Alejandro Tomás Rodrigues, com inscrições até 2 de maio, para atores, bailarinos, músicos e estudantes das áreas, a partir de 14 anos, são realizados pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. As inscrições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Emcea. No caso do workshop, além de ficha de inscrição, será necessário encaminhar currículo e carta de interesse para o e-mail theenginesongs@gmail.com

Graças ao convênio do Programa Oficinas Culturais, serão oferecidas as oficinas de baby class “Dança Que Transforma”, ministrada por Mateus Lourenço, e “Balé: Meus Primeiros Passos”, por Aline Savazzi, com inscrições até 12 de abril para crianças entre 4 e 6 anos. Interessados também devem procurar pela Emcea, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Será realizada ainda a oficina “O Despertar do Olhar Fotográfico”, com coordenação de Kauê Braga, e as inscrições ocorrem aos sábados, dias 6, 13 e 20 de abril, das 14h às 17h, diretamente na Comunidade São Francisco de Assis, no bairro rural dos Frades. As inscrições podem ser feitas por interessados em fotografia que possuam qualquer dispositivo fotográfico, com idade mínima de 15 anos.
A Emcea fica na Rua Boa Morte, 471, Centro, na Praça Coronel Flamínio (Praça do Museu). Mais informações podem ser obtidas no telefone 3441-5493.

Confira todos os detalhes de cada oficina:

 BALÉ
OFICINA DE BABY CLASS: DANÇA QUE TRANSFORMA (20 VAGAS)

Coordenação: Mateus Lourenço

Período: 16/4 a 28/5 – terças-feiras : das 9h às 10h30.

Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos

Seleção: Primeiros Inscritos.Inscrições: 1 a 12/4

 Unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos, proporcionando uma iniciação ao balé clássico, através de atividades lúdicas com exercícios que beneficiem a autoestima, a elasticidade, a postura, o equilíbrio, a respiração e a disciplina, além de melhoria na coordenação motora.

 Mateus Lourenço é bailarino e professor. Iniciou seus estudos pela Corpo e Arte/Limeira dando continuidade em São Paulo na Especial Academia de Ballet. Atuou como bailarino profissional em diversos estados e também países como Peru, Estados Unidos, Suécia e Rússia. Desde 2009, atua como professor de balé e jazz.

 BALÉ: MEUS PRIMEIROS PASSOS (20 VAGAS)

Coordenação: Aline Savazzi

Período: 16/4 a 28/5 – terças-feiras: das 15h às 16h30.

Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos

Seleção: Primeiros Inscritos.

Inscrições: 1 a 12/4

 A atividade se propõe por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades técnicas, novas descobertas e vivências que possam contribuir para o pleno desenvolvimento da crian&cce dil;a.

 Aline Savazzi é educadora física, professora e bailarina. Iniciou seus estudos primeiramente em balé clássico aos 10 anos. Possui diversos cursos na área de balé, jazz, dança contemporânea e dança moderna. Foi professora na Emcea, Studio de Dança Daniela Alonso, Academia Só Dança e Oficina Cultural Carlos Gomes, além de sócia-proprietária, professora e diretora artística da Oficina do Corpo de 2012 a 2018.

EMCEA | Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”.
Rua da Boa Morte, 471
Centro

Inscrição: Segunda a sexta – 9h às 18h

Informações: (19) 3441-5493

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Bairro dos Frades

FOTOGRAFIA

OFICINA: O DESPERTAR DO OLHAR FOTOGRÁFICO (20 VAGAS)
Coordenação: Kauê Braga
Período: 27/4 a 25/5 – sábado: das 16h às 18h (exceto 25/5, quando acontece das 16h às 19h)
Público Alvo: Interessados em fotografia que possuam qualquer dispositivo fotográfico, a partir de 15 anos
Seleção: Primeiros Inscritos
Introduzir conhecimentos e técnicas relacionadas à arte da fotografia, como conceitos de iluminação, composição, edição, entre outros, despertando assim nos participantes, um novo olhar a objetos e situações do dia a dia, dando-lhes a oportunidade de serem mais criativos em suas produções.

 Kauê Graga é músico e fotógrafo. Possui graduação em Educação Artística com Licenciatura em Música pela UNASP de Engenheiro Coelho. Técnico em Artes Dramáticas e Técnico em processos Fotográficos pelo SENAC Piracicaba. Iniciou seus estudos na área com o fotógrafo Nelson Shiraga. Trabalhou na empresa Prisma em Paraty como fot&oacu te;grafo de turismo. É proprietário da Mascavo Fotografia.

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Bairro dos Frades

Rodovia Limeira / Arthur Nogueira, km 11

Bairro Rural dos Frades

Inscrições: Dias: 6, 13, 20/4 – sábados – 14h às 17h.
Local: Salão da Comunidade

Informações: (19) 3441-5493

-PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA:
EMCEA
TEATRO

 OFICINA DE TEATRO: PREPARAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO CORPO NO ESPAÇO (20 VAGAS)
Coordenação: Leandro Bonin
Período: 24/4 a 24/7 – quartas-feiras: das 19h30 às 21h
Público Alvo: Interessados na área, a partir de 16 anos
Seleção: Primeiros Inscritos
Inscrições: 1 a 19/4
Oficina de iniciação teatral com ênfase na realização de atividades práticas e trabalho em grupo. O objetivo da oficina é misturar a vivência pessoal de cada individuo com técnicas para que o próprio participante possa testar, se conhecer e experimentar, práticas de ações cênicas e jogos teatrais, conhecendo seus próprios limites.
Leandro Bonin é ator e Arte Educador com formação técnica em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação pelo SENAC-Piracicaba. Como ator participou de alguns musicais e inúmeras peças de teatro, sendo que com uma delas ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante. No cinema, participou de dois curtas e como professor trabalhou pelo CEPROSOM, Academia Hard Danc e, Life Circo Unidade de Piracicaba e Aril.

 WORKSHOP DE ATUAÇÃO E CANTOS TRADICIONAIS DA AMÉRICA LATINA (15 VAGAS)
Coordenação: Ana Lídia Miranda Durante e Alejandro Tomás Rodrigues
Dias: 9, 10, 11/5 – quinta, sexta, sábado: das 13h às 19h
Público Alvo: Atores, bailarinos, músicos e estudantes das áreas, a partir de 14 anos
Seleção: Currículo e Carta de Interesse a ser enviado para o e-mail: theenginesongs@gmail.com até 2/5 impreterivelmente
Inscrições: 1/4 a 2/5
Promover um encontro de estudos práticos baseados nos ensinamentos de Jerzy Grotowski. Esta atividade dedica-se ao trabalho de criação e desenvolvimento de cenas, e também a um trabalho específico com cantos tradicionais da América Latina. Os participantes terão a oportunidade de se aproximar de um trabalho de atuação integral fundamentado na exploração dos potenciais c riativos individuais. A voz viva e as ações físicas são tidas como pontos de partida desta exploração.

 Ana Lídia Miranda Durante é atriz, arte-educadora e pesquisadora. Como atriz esteve envolvida em dois projetos contemplados por editais de circulação e intercâmbio, sendo o espetáculo “Fim de Partida” o vencedor da categoria Circulação do Interior do Prêmio Fundação Clóvis Salgado, e o espetáculo “Irosun – os 16 destinos” ganhador do fomento à cultura do edital de Intercâmbio 2015 – Circula Minas. Em março de 2017, colaborou com o grupo teatral Sarcástica Companhia da cidade de Limeira, no qual realizou uma turnê europeia com o espetáculo “Um Artista da Fome”, no International Sharing Theatre Festival, na Itália e Anazitites Theatrou, em Thessaloniki, na Grécia.

 Alejandro Tomás Rodriguez – é ator e diretor teatral argentino com formação em Teoria da Arte. Foi diretor artístico da companhia de teatro Casa Talcahuano em Buenos Aires. Ator, cantor, compositor e guitarrista autodidata, em 2014 fundou junto ao guitarrista francês Robin Gentien a banda ENGINE. Além de sua intensa atividade artística, Alejandro, desenvolve novas instâncias de ensinamento. Desde o início de 2018 trabalha como professor convidado na Universidade de New Mexico, EUA.

EMCEA | Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”.
Rua da Boa Morte, 471, Centro
Inscrição: Segunda a sexta – 9h às 18h
Informações: 3441-5493 (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários