Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de março de 2019

Compartilhe

 Os encontros aconteceram no Centro de Formação do Professor

 Os gestores escolares das 18 unidades da Rede Municipal de Ensino, que fazem parte da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em 2019, se reuniram nesta terça (26) e quarta-feira (27). Os encontros aconteceram no Centro de Formação do Professor e tiveram o objetivo de debater o foco de atuação do PVE neste ano. Ainda hoje, aconteceu outro encontro com os gestores educacionais, encerrando o primeiro ciclo de formação da parceria. As reuniões e o trabalho com os gestores continuam nos interciclos.

 “A formação traz elementos para a discussão desse foco. Já temos alguns caminhos traçados, como o acompanhamento dos 5º anos e a intensificação no trabalho com os descritores que a rede tem mais dificuldade”, explica a supervisora de ensino da Secretaria de Educação, Carla Maduro. Ela destaca que os conteúdos relacionados aos descritores das avaliações externas serão utilizados como meio para aprimorar o acompanhamento e a gestão pedagógica.

 Esses descritores em defasagem, conforme Carla, são identificados a partir de três avaliações: Prova Brasil, Saresp e avaliação interna da pasta. “Essas três avaliações nos geram dados e nos permitem saber quais são as aprendizagens que estão em defasagem. Isso norteia as ações que são tomadas pela equipe técnica da secretaria.” Segundo a supervisora, é preciso levar em consideração a avaliação do aprendizado dos alunos, bem como das estratégias utilizadas para aprendizagem, se ela é adequada e eficiente.

 A partir da definição do foco de trabalho, os gestores escolares desenvolverão planos de ação. Segundo Carla, com esse trabalho, a diretoria pedagógica da Secretaria de Educação, em parceria com os gestores, vai formular instrumentos de acompanhamento. “Esses instrumentos serão oferecidos para apoiar os professores, com a progressão dos conteúdos dos 5º anos, para que eles verifiquem, periodicamente, se os objetivos estão sendo atingidos.” A supervisora cita que os mecanismos formulados poderão ser levados às demais unidades.

 Visitas técnicas nas escolas serão agendadas, de acordo com Carla. Ela também salientou que o PVE dará assessoria aos gestores para que seja fomentada a aproximação das escolas com a comunidade. Esse trabalho também será feito com o eixo de mobilização social da parceria, junto às comunidades e aos adolescentes. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários