Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de março de 2019

Compartilhe

 O conselho é ligado ao Ceprosom

 Os novos membros do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência) foram empossados, ontem (28). Os 14 representantes – sete do Poder Público e sete da sociedade civil – ficarão no cargo no biênio 2019/2021. O conselho é ligado ao Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e tem como finalidade – em conjunto com a sociedade – assessorar o governo municipal, no sentido de garantir os direitos civis e humanos das pessoas com deficiência. Durante a posse, o prefeito Mario Botion destacou os avanços obtidos, pelo conselho, nos últimos dois anos, que passou de consultivo para deliberativo. Para isso foi feita uma atualização na lei. Também falou da criação do primeiro Plano Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade. “A ideia é buscar soluções para facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência”, disse.

 O chefe do Executivo ainda anunciou outra conquista – a criação, em breve, do Fundo da Pessoa com Deficiência. “Com a implantação, as entidades do segmento estarão aptas a arrecadar recursos para investir em suas atividades”, comentou. Sobre o Fundo, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, disse que ele ajudará a organizar as ações. “As entidades poderão arrecadar recursos”, citou.

 Kédima Silva, a presidente do último biênio, deu boas-vindas aos novos conselheiros, e agradeceu aos que estão deixando o cargo. “Agradeço também o prefeito Mario Botion que sempre apoiou as iniciativas do conselho”, observou. Quanto às ações, ela explica que foi dada ênfase ao mercado de trabalho e à educação também. “Espero e desejo que os novos representantes tenham a mesma percepção”, avaliou. A primeira reunião dos recém-empossados está marcada para o dia 9 de abril. Na oportunidade será escolhido o membro que irá presidir o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

 Também acompanharam a cerimônia de posse, realizada no Edifício Prada, os secretários municipais de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva, e o de Comunicação Social, Antonio Peres; além dos vereadores, Estevão Nogueira e Jorge de Freitas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários