Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de março de 2019

Compartilhe

  A iniciativa foi lançada em 2016

 O projeto “Pense Magro”, executado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Aeroporto, da Prefeitura de Limeira, foi selecionado para participar do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, que será realizado na próxima semana em Fortaleza (CE). Voltado à reeducação alimentar, o trabalho será apresentado pela psicóloga do Nasf, Josiane Miranda, que fez uma pesquisa sobre o tema.

A iniciativa foi lançada em 2016 e consiste na realização de 12 encontros, em que 20 participantes recebem orientações que objetivam a mudança de comportamento em relação à alimentação. Josiane, que é mestre em Neurofisiologia pela Unicamp, informa que ao final desses encontros, é possível verificar redução de peso, de medidas corporais e do Índice de Massa Corporal (IMC).

Interdisciplinar, o projeto conta com a atuação de profissionais das áreas de Nutrição e Fisioterapia, além da Psicologia. Até hoje, cerca de 200 munícipes já passaram pelo Pense Magro. Para a pesquisa, foram selecionados 58 participantes que demonstraram assiduidade aos encontros. Josiane ressalta que essas pessoas tiveram uma redução significativa de peso. “No total, elas conseguiram eliminar 214 quilos”, frisou.

A psicóloga observa que além da perda de peso, os participantes relataram melhoria na qualidade de vida e redução dos níveis de estresse. “O projeto possibilitou aos participantes aumento de habilidades de enfrentamento para lidar com suas demandas físicas e emocionais”, disse.

Por meio da pesquisa, Josiane concluiu que a orientação profissional adequada e o apoio em grupo são ações relevantes para a diminuição de maus hábitos alimentares e adoção de um estilo de vida saudável. “São estratégias que garantem maior qualidade de vida e saúde física e mental à população”, afirmou.

Nasf

 O Nasf é um equipamento da Secretaria de Saúde que visa matriciamento das equipes de Saúde da Família e a promoção da qualidade de vida da população, por meio de iniciativas que incentivam a participação da comunidade em atividades de prevenção. “O Nasf é uma política do SUS que prevê o fortalecimento da prevenção à saúde, olhando o indivíduo de maneira integral”, esclareceu Josiane.

A equipe do Nasf Aeroporto, conforme Josiane, dá suporte a cinco Equipes de Saúde da Família, sendo que oferece apoio psicológico, através da realização de grupos diversos – como o de combate à insônia – e de atividades físicas e de promoção à saúde em equipe interdisciplinar, entre elas, o Pense Magro. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários