Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de março de 2019

Compartilhe

  Na encenação, o Sudário retrata o véu de Verônica

 Os preparativos para a 29ª edição da Via-Sacra – “A Maior História de Todos os Tempos Cantada pelo Povo de Limeira” – seguem intensos. Na tarde destaquinta-feira (28), os servidores da Secretaria de Cultura Gilio Mialichi (artista e professor de artes plásticas na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” – Emcea), e Tatiana Alves (atriz e Assessora do Departamento de Formação para as Artes), produziram o Sudário que será utilizado no espetáculo, organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

 Na encenação, o Sudário retrata o véu de Verônica que foi utilizado, a caminho da crucificação, para limpar o suor e o sangue do rosto de Cristo, deixando os traços de sua face no tecido.

 De acordo com Mialichi, o processo foi realizado com o intuito de aproximar o produto o máximo possível da realidade. Para isso, foi utilizada a técnica de monotipia, com aspecto aquarelado em uma impressão única. “Nesse caso, foi gerada a imagem do rosto do ator. O procedimento tomado foi aplicar a tinta a base de água com água no rosto dele. Em seguida, o tecido branco foi colocado sobre ele e com a mão fui apertando para que as partes em alto-relevo do rosto fossem impregnadas no tecido, como um efeito de carimbo”, explicou o professor. A arte foi finalizada com toques de pincel para reforçar detalhes e insinuar formas.

 A ideia de realismo do Sudário deu-se pelas cores escolhidas que remetem ao suor, sangue, terra e outros pigmentos naturais que poderiam estar presentes na época. “Foi tentado traduzir pela pintura a dor que Cristo sentiu”, finalizou Mialichi.

 O ESPETÁCULO

 A Via-Sacra tem sua pré-estreia no dia 14 de abril, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Nossa Senhora das Dores e atende à medida de descentralização cultural, um dos nortes da atual administração municipal. Já nos dias 18 e 19 de abril, a encenação chega à Gruta da Paz, na Praça Toledo Barros, no Centro. Todas as apresentações ocorrem às 20 h e são gratuitas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários