Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de abril de 2019

Compartilhe

A exposição segue até o dia 30 de abril

 O Espaço Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” recebe a partir de amanhã (2) a exposição “Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo”, realizada pelo Museu Geológico, Instituto Geológico, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

 A exposição é composta por fotos históricas que retratam as expedições realizadas pela Comissão Geográfica Geológica (CGG), entre 1886 a 1910, que percorreram os principais rios do estado de São Paulo: Paranapanema (1886); Paraná, Tietê, Feio (Aguapeí) e do Peixe (1905) e rio Grande e afluentes (1910). A CGG foi patrocinada pela elite cafeeira que, por meio da ocupação do território “desconhecido” e apropriação econômica de seus recursos naturais, via em seus trabalhos a possibilidade de aumentar a produção e sua influência política.

 Foram realizados estudos, levantamentos cartográficos e relatos detalhados da geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia e zoologia da então Província de São Paulo e, posterior, Estado de São Paulo. A exposição, ao apresentar ao público as mudanças ocorridas na paisagem natural do Estado de São Paulo ao longo de mais de cento e vinte anos, tem como objetivo despertar a reflexão sobre a importância pioneira desse trabalho, seu valor histórico, as causas e consequências para a atualidade.

 A exposição segue até o dia 30 de abril e recebe visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Agendamentos e demais informações podem ser obtidos pelo telefone 3441-4805. O Espaço Expositivo fica na rua Treze de Maio, 102 – Centro. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários