Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de abril de 2019

Compartilhe

 Expectativa é vacinar 72,4 mil pessoas

 A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) da Prefeitura de Limeira foi antecipada para 10 de abril, conforme orientação do Ministério da Saúde. Devem ser vacinadas todas as pessoas que integram os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário, indivíduos privados de liberdade e pessoas com doenças crônicas.

 As doses serão oferecidas em 16 pontos da rede, incluindo as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinação e a sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650. O atendimento ocorrerá das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. A campanha vai até 31 de maio, sendo que o Dia D de mobilização nacional está previsto para 4 de maio (sábado). Nessa data, a Secretaria de Saúde terá pontos volantes nos bairros Lopes e Pinhal, visando facilitar a cobertura vacinal das pessoas que moram na zona rural da cidade.

 O público prioritário da campanha é estimado em 61 mil pessoas, incluindo a população carcerária. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desse total. Além disso, a pasta espera alcançar com a campanha 11.400 pessoas com doenças crônicas – grupo para o qual não há meta estipulada.

 Para a vacinação, é necessário apresentar cartão de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). O procedimento é contraindicado para bebês menores de 6 meses e para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.

 O vírus Influenza é transmitido por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar, e ainda, por objetos contaminados por secreções. De acordo com Informe Técnico do Ministério da Saúde, o período de incubação do vírus influenza varia entre um a quatro dias. Os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

 Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina oferece proteção contra H1N1, H3N2, e Influenza B. As doses começarão a ser entregues no dia 3 de abril. A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, esclarece que o maior benefício da vacina é a prevenção de complicações pulmonares e internações hospitalares. Neste ano, Amélia informa que não há registro de Influenza na cidade.

 A exemplo de anos anteriores, a Secretaria de Comunicação Social fará uma ampla campanha publicitária nos principais meios de comunicação da cidade e nas mídias digitais (facebook, twitter e instagram).

 Informações pelo telefone 3442-5984.

HISTÓRICO

 Na campanha do ano passado, foram vacinadas 62.277 pessoas. O número corresponde a 84,2% da meta prevista. O maior índice de adesão foi no grupo dos idosos, com 31.986 doses aplicadas (98% da meta de vacinação). Também foram vacinados: 2.239 professores (89,8% da meta), 372 puérperas (84% da meta), 5.284 trabalhadores de saúde (83,9% da meta), 1.718 gestantes (63,9% da meta), 9.243 crianças (59,5% da meta) e 11.435 pessoas com doenças crônicas (sem meta prevista). (Da redação portal Notícia de Limeira)

 Confira os locais de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.

Unidades Básicas de Saúde Endereço
Planalto Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Cecap Av. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. Aeroporto Rua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova Europa Elisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1 Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2 Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro Azul Rua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1 Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio Pedro Rua Agostinho Gianoto, s/nº
Graminha Rua Luis Pereira do Prado, 156
Nova Limeira Rua José Fontanin, 179
Nova Suíça Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo Horizonte Rua Nelson F. da Silva, s/nº
Tatu Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Vigilância Epidemiológica Av. Ana C. B. Levy, 650


Compartilhe

Comentários

comentários