Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de abril de 2019

Compartilhe

 A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura

 As oficinas de baby class disponíveis para crianças de 4 a 6 anos, “Balé: Meus Primeiros Passos” e “Dança que Transforma”, tiveram suas vagas preenchidas no primeiro dia de inscrições, na segunda-feira (1º). Agora, as atividades seguem com inscrições abertas para lista de espera em casos de eventuais desistências do curso. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, através do Programa Oficinas Culturais, convênio estabelecido com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

 Ambas as oficinas integram o Plano de Trabalho que foi entregue pelo município à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 2017, sendo que sua execução teve início no ano passado. Agora, o município conclui essa ação ainda no primeiro semestre de 2019 e aguarda novidades do Estado acerca da continuidade do convênio.

 O período de inscrições para o Programa Oficinas Culturais ainda segue aberto para a oficina “O Despertar do Olhar Fotográfico”, ministrada por Kauê Braga, que será levada à área rural, atendendo à medida de descentralização cultural adotada pela atual Administração Municipal, e as atividades teatrais, oferecidas, no caso, não pelo Programa, mas sim pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura: “Preparação e Experimentação do Corpo no Espaço”, com coordenação de Leandro Bonin, e “Workshop de Atuação e Cantos Tradicionais da América Latina”, ministrado por Ana Lídia Miranda Durante e Alejandro Tomás Rodrigues.

Confira todos os detalhes de cada oficina:

 BALÉ
OFICINA DE BABY CLASS: DANÇA QUE TRANSFORMA
Coordenação: Mateus Lourenço
Período: 16/4 a 28/5 – terças-feiras: das 9h às 10h30.
Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos
Seleção: Primeiros Inscritos.
Inscrições: 1 a 12/4

Unir técnica, música e atuação nos movimentos, proporcionando uma iniciação ao balé clássico, através de atividades lúdicas com exercícios que beneficiem a autoestima, a elasticidade, a postura, o equilíbrio, a respiração e a disciplina, além de melhoria na coordenação motora.

Mateus Lourenço é bailarino e professor. Iniciou seus estudos pela Corpo e Arte/Limeira dando continuidade em São Paulo na Especial Academia de Ballet. Atuou como bailarino profissional em diversos estados e também países como Peru, Estados Unidos, Suécia e Rússia. Desde 2009, atua como professor de balé e jazz.

 BALÉ: MEUS PRIMEIROS PASSOS
Coordenação: Aline Savazzi
Período: 16/4 a 28/5 – terças-feiras: das 15h às 16h30.
Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos
Seleção: Primeiros Inscritos.
Inscrições: 1 a 12/4

A atividade se propõe por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades técnicas, novas descobertas e vivências que possam contribuir para o pleno desenvolvimento da criança.
Aline Savazzi é educadora física, professora e bailarina. Iniciou seus estudos primeiramente em balé clássico aos 10 anos. Possui diversos cursos na área de balé, jazz, dança contemporânea e dança moderna. Foi professora na Emcea, Studio de Dança Daniela Alonso, Academia Só Dança e Oficina Cultural Carlos Gomes, além de sócia-proprietária, professora e diretora artística da Oficina do Corpo de 2012 a 2018.

EMCEA | Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”.
Rua da Boa Morte, 471, Centro
Inscrição: Segunda a sexta – 9h às 18h
Informações: (19) 3441-5493

 

 COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Bairro dos Frades
FOTOGRAFIA
OFICINA: O DESPERTAR DO OLHAR FOTOGRÁFICO
Coordenação: Kauê Braga
Período: 27/4 a 25/5 – sábado: das 16h às 18h (exceto 25/5, quando acontece das 16h às 19h)
Público Alvo: Interessados em fotografia que possuam qualquer dispositivo fotográfico, a partir de 15 anos
Seleção: Primeiros Inscritos
Introduzir conhecimentos e técnicas relacionadas à arte da fotografia, como conceitos de iluminação, composição, edição, entre outros, despertando assim nos participantes, um novo olhar a objetos e situações do dia a dia, dando-lhes a oportunidade de serem mais criativos em suas produções.
Kauê Graga é músico e fotógrafo. Possui graduação em Educação Artística com Licenciatura em Música pela UNASP de Engenheiro Coelho. Técnico em Artes Dramáticas e Técnico em processos Fotográficos pelo SENAC Piracicaba. Iniciou seus estudos na área com o fotógrafo Nelson Shiraga. Trabalhou na empresa Prisma em Paraty como fotógrafo de turismo. É proprietário da Mascavo Fotografia.

 COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Bairro dos Frades
Rodovia Limeira / Arthur Nogueira, km 11
Bairro Rural dos Frades
Inscrições: Dias: 6, 13, 20/4 – sábados – 14h às 17h.
Local: Salão da Comunidade
Informações: (19) 3441-5493

 PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA:
EMCEA
TEATRO

 OFICINA DE TEATRO: PREPARAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO CORPO NO ESPAÇO Coordenação: Leandro Bonin
Período: 24/4 a 24/7 – quartas-feiras: das 19h30 às 21h
Público Alvo: Interessados na área, a partir de 16 anos
Seleção: Primeiros Inscritos
Inscrições: 1 a 19/4

Oficina de iniciação teatral com ênfase na realização de atividades práticas e trabalho em grupo. O objetivo da oficina é misturar a vivência pessoal de cada individuo com técnicas para que o próprio participante possa testar, se conhecer e experimentar, práticas de ações cênicas e jogos teatrais, conhecendo seus próprios limites.
Leandro Bonin é ator e Arte Educador com formação técnica em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação pelo SENAC-Piracicaba. Como ator participou de alguns musicais e inúmeras peças de teatro, sendo que com uma delas ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante. No cinema, participou de dois curtas e como professor trabalhou pelo CEPROSOM, Academia Hard Danc e, Life Circo Unidade de Piracicaba e Aril.

 WORKSHOP DE ATUAÇÃO E CANTOS TRADICIONAIS DA AMÉRICA LATINA
Coordenação: Ana Lídia Miranda Durante e Alejandro Tomás Rodrigues
Dias: 9, 10, 11/5 – quinta, sexta, sábado: das 13h às 19h
Público Alvo: Atores, bailarinos, músicos e estudantes das áreas, a partir de 14 anos
Seleção: Currículo e Carta de Interesse a ser enviado para o e-mail: theenginesongs@gmail.com até 2/5 impreterivelmente
Inscrições: 1/4 a 2/5

Promover um encontro de estudos práticos baseados nos ensinamentos de Jerzy Grotowski. Esta atividade dedica-se ao trabalho de criação e desenvolvimento de cenas, e também a um trabalho específico com cantos tradicionais da América Latina. Os participantes terão a oportunidade de se aproximar de um trabalho de atuação integral fundamentado na exploração dos potenciais criativos individuais. A voz viva e as ações físicas são tidas como pontos de partida desta exploração.

Ana Lídia Miranda Durante é atriz, arte-educadora e pesquisadora. Como atriz esteve envolvida em dois projetos contemplados por editais de circulação e intercâmbio, sendo o espetáculo “Fim de Partida” o vencedor da categoria Circulação do Interior do Prêmio Fundação Clóvis Salgado, e o espetáculo “Irosun – os 16 destinos” ganhador do fomento à cultura do edital de Intercâmbio 2015 – Circula Minas. Em março de 2017, colaborou com o grupo teatral Sarcástica Companhia da cidade de Limeira, no qual realizou uma turnê europeia com o espetáculo “Um Artista da Fome”, no International Sharing Theatre Festival, na Itália e Anazitites Theatrou, em Thessaloniki, na Grécia.

Alejandro Tomás Rodriguez – é ator e diretor teatral argentino com formação em Teoria da Arte. Foi diretor artístico da companhia de teatro Casa Talcahuano em Buenos Aires. Ator, cantor, compositor e guitarrista autodidata, em 2014 fundou junto ao guitarrista francês Robin Gentien a banda ENGINE. Além de sua intensa atividade artística, Alejandro, desenvolve novas instâncias de ensinamento. Desde o início de 2018 trabalha como professor convidado na Universidade de New Mexico, EUA.

 EMCEA | Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”.
Rua da Boa Morte, 471, Centro
Inscrição: Segunda a sexta – 9h às 18h
Informações: 3441-5493

(Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários