Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de abril de 2019

Compartilhe

 O programa é realizado em parceria com o Instituto AutoBan e a Secretaria de Educação

 Cordeirópolis recebe nesta semana o ônibus do projeto Buzum, um veículo adaptado que se transforma em um palco de apresentações de teatro de bonecos. Uma atração totalmente didática que está encantando os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e também do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino. O programa é realizado em parceria com o Instituto AutoBan e a Secretaria de Educação.

 Cerca de 400 alunos acompanharam de perto as apresentações, que acontecem no pátio do Ginásio de Esportes Orestes Quércia entre os dias 03 e 04 de Abril. O prefeito, Adinan Ortolan, a secretária de Educação, Angelita Ortolan e a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Botteon Pezzatti, acompanharam de perto a demonstração do primeiro dia.

 Adinan destacou sobre a relação que o projeto tem junto as atividades exercidas nas escolas. “Durante a apresentação os atores trabalham com figuras lúdicas através da peça “Caipira”. Para ele, este é um verdadeiro resgate do povo e da cultura do Brasil. Tudo isso vem de encontro com o conteúdo que os alunos aprendem durante as aulas em história e arte. Algo muito importante que devemos resgatar e valorizar os povos tradicionais de diversas regiões do país”, relatou o prefeito.

 A secretária de Educação, Angelita Ortolan, comentou sobre a expectativa dos alunos e a alegria de receber o espetáculo móvel na cidade. “A maior satisfação é ver a alegria estampada no rosto das crianças que assistem a apresentação e a proposta que o Buzum traz é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das sessões e mostrar a importância de manter viva as tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem”, destacou Angelita.

 O que é o projeto BuZum?

 O projeto “BuZum! é uma companhia de teatro de bonecos que faz apresentações dentro de um ônibus, através de mensagens educativas sobre temas culturais e de sustentabilidade. O veículo já percorreu mais de 400 mil quilômetros por todo o Brasil, levando a magia do palco para alunos de escolas públicas, patrocinado pela CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários