Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de abril de 2019

Compartilhe

 O tema desta edição é”Arte na rua para todos”

 Há dez anos, Limeira recebe o Circuito Sesc de Artes com atividades gratuitas para públicos de todas as idades. O projeto é realizado em 121 cidades, por meio de 14 roteiros, e, em Limeira, acontece neste sábado (6), das 16h às 21h30, no Parque Cidade, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Sindicato do Comércio.

O circuito tem como tema desta edição “Arte na rua para todos”, uma das metas do projeto. “O circuito tem o objetivo de democratizar as ações artísticas, aproximar o público. Ao realizar em um espaço público, traz-se a arte na rua para todos”, explicou a Animadora Cultural, Thaís Rodrigues Silvério, que esteve em Limeira na tarde desta quarta-feira (3) para divulgação da programação junto às escolas e imprensa.

De acordo com a profissional, a programação abrange todas as linguagens, e estão presentes nesta edição: teatro, circo, artes visuais, música, literatura e tecnologia e artes. Entre os destaques, voltada para crianças, encontram-se oficinas em que os pequenos podem produzir uma luminária mosaico, uma cauda de dinossauro ou uma asa.

Sobre a parceria com a cidade, a Animadora Cultural diz que o diferencial é a “receptividade em relação às ações artísticas”. Na programação, o público encontra “As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes”, música com “Čao Laru”, “Cabaré Le Pétit Potpourri”, “Parque do Circo”, “Luminária Mosaico”, “Bicicleta Literária” e “Acessórios Lúdicos – Cauda e Asa de Bicho”. Thaís finalizou dizendo ainda que além de levar arte, o circuito abre portas para os artistas e se molda à dinâmica de cada local.

Confira os detalhes da cada atividade:

 Música

Čao Laru (Brasil/ França)
A banda foi formada na França com a proposta conceitual dos integrantes serem músicos-interventores e de ocuparem espaços, estejam onde estiverem. Neste ano, o grupo lançou o disco Fronteiras, em que fala de divisões geopolíticas, sociais e virtuais. Sua sonoridade tem influência das melodias balcânicas, da canção francesa e de ritmos brasileiros, utilizando instrumentos acústicos e elétricos.

 Circo

Cabaré Le Pétit Potpourri – Grupo Parque do Circo (SP)
Em um picadeiro a céu aberto, artistas brasileiros e internacionais se revezam para surpreender o público em números tradicionais de circo, como malabares, acrobacia e equilíbrio, porém, sempre com muito bom humor. A apresentação é acompanhada por música ao vivo, para prender o público no clima de cabaré circense.

  Parque do Circo – Grupo Parque do Circo (SP)
 Crianças e adultos poderão se divertir nas estações de brinquedos inspirados em técnicas circenses, como malabares, pontaria, equilíbrio e acrobacia. Há labirintos individuais e para duplas para percorrer com uma bola, labirintos de cabeça, mesa de malabares, cactos para lançar argolas, barras e pranchas de equilíbrio e também perna-de-pau e pé-de-pau.


 Teatro

As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes – Teatro de Gravata (SP)
O caipira malandro Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém voltou de lá para lhe dizer nada. Quando ele se encontra com Deus e o Diabo, eles vão brigar para ver quem fica com Pedro, já que nenhum dos dois quer levar esse presente. O espetáculo de teatro de rua é inspirado na cultura popular do Vale do Paraíba.

 Tecnologias e Artes

 Luminária Mosaico – Coletivo Sagui Lab (SP)
Depois de aprender um pouco sobre mosaicos, espectro luminoso e composição de cores, os participantes da oficina vão utilizar papéis cortados a laser, recortes coloridos, desenhos e colagem para montar sua própria luminária tridimensional, com uma fita LED e bateria. A orientação é de um grupo de designers, artistas e educadores que divulgam a cultura “maker” e do “DIY – do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”.

 Literatura

 Bicicleta Literária – Cia. O Curioso (SP)
 Dois artistas circulam pela praça com sua bicicleta decorada e lúdica. A cada parada, o público encontra um novo universo de histórias, por meio de livros, ilustrações, bonecos, objetos, música – e até da própria bicicleta, que se transforma em palco. A companhia atua há mais de oito anos com pesquisas cênicas, teatro de animação, narração de histórias e música.

 Artes Visuais

 Acessórios Lúdicos – Cauda e Asa de Bicho – Ana Carolina Botelho Pires – Projeto Roupa com História (SP)

 Os participantes da oficina vão criar um par de asas ou uma cauda de dinossauro, feitas com feltro e aplicações em tecidos e aviamentos. A proposta é estimular a coordenação motora e a concentração enquanto incentiva-se a criatividade das crianças. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários