Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de abril de 2019

Compartilhe

 Participaram 39 alunos do 4º e 5º anos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes Castro

 Evitar o uso de celular ao volante, utilizar o cinto de segurança e a faixa de pedestres, e instruções sobre semáforos e primeiros socorros. Esses são alguns dos assuntos trabalhos com 39 alunos do 4º e 5º anos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes Castro, no Bairro do Tatu. Eles receberam as equipes de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para quatro dias de palestras sobre diversos assuntos. O encerramento foi nesta quinta-feira (4), e os alunos foram certificados pela participação.

 A chefe do Setor de Fiscalização e educadora do trânsito, Vanessa Muniz, explica que, entre os temas abordados pelas palestras, também está o trabalho dos agentes de trânsito e o respeito com os profissionais. “O objetivo de trabalhar temas como esses com as crianças é torná-las multiplicadoras do nosso trabalho e o que abordamos nas palestras”, afirma. Segundo ela, dessa forma, os alunos contribuem com o trabalho dos agentes de trânsito e orientam os pais e outras pessoas sobre o respeito às normas de trânsito.

 Os enfermeiros do Samu também ministraram palestras sobre primeiros socorros, desmaios e convulsão, e sobre os tipos de ambulância. Além disso, a enfermeira do Samu, Fernanda Cantão, falou sobre a importância de usar o serviço corretamente, principalmente para evitar trotes. Segundo ela, desde que o trabalho de conscientização nas escolas começou, os trotes caíram pela metade. Fernanda também apresentou o aplicativo “192 Smart”, que facilita o contato com o Samu. Além da palestra, cartilhas e materiais de conscientização foram entregues aos alunos.

 “O que eu mais gostei de aprender foi sobre o Samu, que foi uma novidade pra mim.” A afirmação é da aluna do 4º ano, Nicole Correa Rodrigues, 9. O que mais a interessou foi a palestra sobre primeiros socorros e outra dentro do ônibus. “Foi bem legal.” João Pedro Martins, 10, do 5º ano, também gostou da palestra sobre o Samu. “Foi bastante interessante. As informações sobre primeiros socorros vou levar para a vida toda”, conta. Ele disse que foi importante conhecer mais sobre o trânsito para levar para as outras pessoas e ser um pedestre e futuro motoristas mais consciente. Os dois disseram que estão orgulhosos por se tornarem agentes mirins de trânsito.

 Na semana que vem, de 8 a 11 de abril, outra escola receberá palestras de trânsito e primeiro socorros: a Emeief Rural Bairro dos Lopes.

OUTRAS AÇÕES

Além das palestras em escolas, de 15 a 30 de abril, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizará uma campanha de conscientização em deliverys da cidade sobre o respeito ao trânsito pelos motociclistas. “Trabalharemos, ainda neste mês, com uma campanha online sobre o uso do celular ao volante. Serão distribuídos cartazes para colocar dentro dos ônibus”, explica Vanessa. Segundo ela, também serão feitas palestras em CFCs com orientações de trânsito. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários