Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de abril de 2019

Compartilhe

  O jogos acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico

 Pela primeira vez, a equipe de goalball do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer, embarcou nesta quinta-feira (4) rumo a São Paulo para participar, de 4 a 7 de abril, do Regional Sudeste 2 de Goalball, disputado por equipes do Estado de São Paulo. O jogos acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico. A competição começou hoje com a partida entre Sesi-SP x Proesa, pela categoria masculina. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

 Os atletas de Limeira, Alexandre, André, Pedro João e Anderson são acompanhados pelo técnico Diego Campos, professor da pasta, e pelo estagiário João Gabriel Novelli, aluno de Ciências do Esporte da FCA Unicamp. O goalball é desenvolvido dentro do Proesa da secretaria. Anualmente os atletas participam de vários torneios, inclusive, o torneio local que acontece no mês de agosto com a participação de várias cidades.

 Os treinamentos acontecem às quartas e sextas-feiras, no ginásio Vô Lucato, e é destinado a pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão). Segundo a coordenadora do programa, Ângeli Polatto Boaventura, há vagas para treinamento, tanto para pessoas cegas, como também para baixa visão, a partir de 12 anos de idade. Os interessados devem procurar a secretaria pelo telefone 3404-9708.

 “O goalball é um esporte particularmente importante na vida das pessoas com deficiência visual, pois proporciona o desenvolvimento das habilidades motoras, orientação espacial e temporal, acuidade auditiva e percepção tátil. Questões importantíssimas para a autonomia, tanto em quadra, como na vida”, destaca Ângeli. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários