Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de abril de 2019

Compartilhe

 Mario Botion acompanhou os debates de perto

 A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) – em parceria com o Senai Nacional e a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) – realizou, nesta semana, em Brasília, o 2º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção. O evento foi promovido com a finalidade de melhorar os procedimentos regulatórios e administrativos para tornar as cidades mais empreendedoras, impulsionando a economia em geral. O prefeito Mario Botion – recém-eleito vice-presidente da Comissão de Operações de Crédito da FNP – marcou presença. Acompanhou os debates de perto.

 Os debatedores expuseram uma situação preocupante em relação à burocracia, que é um dos gargalos para se empreender no Brasil. E, no setor da construção civil, o atraso nos processos de licenciamento é um dos principais fatores que geram um custo adicional de 12% no valor final do imóvel. Isso acaba trazendo perda de arrecadação para a administração pública, e ainda acaba por impulsionar o crescimento “ilegal” da cidade, com maior dificuldade para o controle urbano-ambiental. “Os tempos são outros. Precisamos de agilidade, inovação e menos burocracia. E as administrações têm que olhar para o desenvolvimento urbano dando a ele grande importância para o crescimento das cidades”, avalia o prefeito Mario Botion.

 Ainda, segundo ele, os empreendimentos geram empregos e movimentam a economia. “Eles contribuem com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), que são empregados nos serviços públicos”, cita. O prefeito Mario Botion ainda destacou a troca de experiências de, pelo menos, duas cidades – Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). “Foram apresentados casos concretos de como elas avançaram nos processos de licenciamento com rapidez.” (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários