Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de abril de 2019

Compartilhe

 Aluno faz parte do curso de Engenharia de Produção da Univesp

 Por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e de Meio Ambiente e Agricultura, o secretário Paulo Trigo (Meio Ambiente), recebeu em seu gabinete o aluno Claudimar Luís Eller do curso de Engenharia de Produção da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

 O encontro foi um momento para que o estudante pudesse, por meio de uma conversa com o secretário, trocar ideias e sugestões, além do esclarecimento de dúvidas para que Eller possa iniciar a construção do Projeto Integrador (PI) do seu grupo que, neste semestre, tem como tema norteador o meio ambiente,  segundo Jacqueline Soares de Lima Dias, orientadora do Polo de Limeira.

 O PI é uma disciplina que desperta no aluno o interesse por soluções para problemas do município. A disciplina tem quatro dimensões e diferenciais que são: a situação -(problema encontrado, que é a situação real do cotidiano); o investigativo que deverá ser interdisciplinar e prático; o trabalho coletivo e Desing Thinking (DT), desing centrado nas necessidades do ser humano.

 Pensando nas quatro dimensões propostas, os alunos vão em busca de problemas e os encontrando vão ouvir as pessoas, identificar os adjacentes de suas problemáticas, criar protótipos e propor soluções. As propostas deverão ser apresentadas para a universidade por meio de um produto final produzido pelo grupo.

 Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, este trabalho conjunto entre a Prefeitura e as instituições de ensino é extremamente produtivo e ambas as partes ganham. “O poder público, através do acesso ao conteúdo dos estudos e a instituição, que tem a oportunidade de desenvolver temas reais que impactam diretamente a sociedade”.

 Esse tipo de projeto, que atua na busca de soluções dos problemas da comunidade, é mais um excelente benefício do modelo inovador trazido com a vinda da Univesp para Limeira, afirma o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. Todos os alunos estarão sendo incentivados a propor soluções para a melhoria de Limeira. Alia-se assim o ensino de qualidade a uma proposta diferenciada de cidadania. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários