Por: Renan Isaltino | Publicado em 10 de abril de 2019

Compartilhe

  O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h

 

 O prefeito Mario Botion esteve nesta quarta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Suíça para acompanhar o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A vacina estará disponível até 31 de maio em 15 UBSs e na sede da Vigilância Epidemiológica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.

 Na UBS, Botion conversou com munícipes e avaliou positivamente o movimento nesse primeiro dia de campanha. A importância da vacina, no sentido de prevenir a gripe e diminuir o risco de complicações no quadro de saúde, também foi observada pelo prefeito. “As pessoas que integram os grupos de risco devem procurar o quanto antes as unidades de saúde para tomar a vacina”, frisou.

 Botion aproveitou a ocasião e levou o pai, de 89 anos, para receber a vacina. “Tomo a vacina todos os anos. Desde que comecei a me vacinar, nunca peguei gripe. Agradeço a Deus pela saúde que tenho”, disse o pai do prefeito, que também se chama Mario Botion. Outra munícipe que procurou a UBS Nova Suíça logo no primeiro dia de campanha foi Antônia Castelari, de 76 anos. “Tomo a vacina anualmente, desde que essa campanha começou. Aconselho todos os idosos a fazerem o mesmo”, disse.

 Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, integram os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário e indivíduos privados de liberdade.

 A Secretaria de Saúde espera vacinar 61 mil pessoas com esse perfil, além de 11.400 pacientes com doenças crônicas, totalizando 72,4 mil pessoas. O secretário da pasta, Vitor Santos, destacou que o município vem investindo na prevenção à saúde, sobretudo na ampliação da cobertura vacinal das doenças que são passíveis de imunização. “Essa conduta está alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, que neste ano antecipou a vacinação contra gripe”, afirmou.

 Seguindo essa proposta, Vitor Santos salientou que as UBSs estão fazendo “rodízio” de vacinação aos sábados, com plantão das 8h às 12h. Neste sábado (13), será a vez da UBS Graminha, que fica na Rua Luiz Pereira do Prado, 156. Além da vacina contra gripe, serão oferecidas todas aquelas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como Pentavalente, Meningocócica e febre amarela.

 Para o procedimento, a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende Moreno, informa que é necessário apresentação da Caderneta de Vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem levar receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). A vacina da gripe é contraindicada para bebês menores de 6 meses e para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.

 Confira os locais de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Unidades Básicas de Saúde Endereço
Planalto Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Cecap Av. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. Aeroporto Rua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova Europa Elisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1 Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2 Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro Azul Rua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1 Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio Pedro Rua Agostinho Gianoto, s/nº
Graminha Rua Luis Pereira do Prado, 156
Nova Limeira Rua José Fontanin, 179
Nova Suíça Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo Horizonte Rua Nelson F. da Silva, s/nº
Tatu Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Vigilância Epidemiológica Av. Ana C. B. Levy, 650


Compartilhe

Comentários

comentários