Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de abril de 2019

Compartilhe

 A atividade foi destinada aos alunos do 5º ano

 A Emeief Profª. Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, no Residencial Rubi, foi a primeira unidade da rede municipal de ensino a receber, neste ano, a palestra Canil na Escola da Guarda Civil Municipal (GCM), com o tema “Posse Responsável” coordenada pelos agentes da GCM Haick e Eli.

A atividade foi destinada aos alunos do 5º ano e tem como objetivo ambientar os estudantes acerca do trabalho dos cães junto a Guarda e da responsabilidade sobre a posse de um animal.

Durante a iniciativa os GCM’s apresentaram um vídeo que reforça o vínculo estabelecido com os cães. Houve também demonstração do treinamento feito com os animais para localização de entorpecentes, pessoas desaparecidas ou mortas, bem como armas. A ação foi realizada pelo cão farejador Zeus. Na oportunidade, as crianças conheceram como é desenvolvido este trabalho no dia a dia.

Para a professora e diretora da escola, Alessandra Pascotto, o projeto é de extrema importância pela sua abrangência, visto que, são abordados dentro do tema central os cuidados que todos devem ter ao adotar um animal. “A mensagem da palestra permite que os alunos tenham um outro olhar sobre este assunto. Crianças que se relacionam bem com os animais tendem a se relacionar melhor com outras pessoas”, destacou.

As palestras seguem até novembro com o intuito de atender a todos os alunos da rede. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva, o programa atende a uma solicitação feita por várias escolas. “É um trabalho inovador que visa o desenvolvimento de tutores mais responsáveis”.

O canil da GCM foi criado a partir da Lei Municipal 6.107/2018 sancionada pelo prefeito Mario Botion no final do ano passado e tem como objetivo reforçar o trabalho de segurança pública da Guarda Civil Municipal. De acordo com a coordenadora do projeto “Canil na Escola”, Alessandra Menegon, o intuito das palestras é aproximar os alunos das ações desenvolvidas pela Guarda a partir da demonstração do trabalho realizado pelos animais. A segunda escola a receber a atividade será a Ceief Profº. Deovaldo Teixeira De Carvalho, na próxima semana. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários