Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de abril de 2019

Compartilhe

 As atividades ultrapassaram os muros da escola e atualmente envolvem toda a comunidade escolar

 A Emeief Professora Egle Maria Ciarrochi, do Jd. Ouro Verde, desenvolve desde 2008 projetos de coleta seletiva e educação ambiental. As atividades ultrapassaram os muros da escola e atualmente envolvem toda a comunidade escolar, incluindo os moradores do entorno, pais, alunos, professores e servidores. Somente no ano passado, quando a iniciativa completou uma década, foram coletadas e descartadas de maneira adequada 133.650 pilhas usadas, 300 litros de óleo usado, 129 kg de plástico e metal, 2kg de lacres de alumínio e cerca 1.200 unidades de material de escrita.

 A escola atua também na responsabilidade compartilhada no ciclo de vida dos produtos, proporcionando a destinação adequada aos materiais coletados. Os projetos integram o Programa Nacional de Reciclagem de Escrita Faber Castell e o Programa Socioambiental Tampinhas da Solidariedade. Além disso, o óleto de cozinha usado é destinado a uma indústria de fabricação de biodiesel.

 PARCERIAS

 As Emeiefs Prada, Martim Lutero e Pastor Ismael Pereira do Lago firmaram parceria com os projetos e também realizam coleta de materiais, que são encaminhados para a Emeief Professora Egle Maria Ciarrochi dar a destinação correta. Em 2018, a Emeief Prada coletou 14 kg de tampas de alumínio. Já as Emeiefs Martim Lutero e Pastor Ismael se concentraram na coleta de pilhas usadas: foram 21 e 33 kg, respectivamente.

 O diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Augusto Schiavetto, afirma que a unidade escolar pode ser considerada referência no município. “Ações como essas fazem a diferença hoje e contribuem na conscientização das crianças, que são o futuro”, ressalta. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários