Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de abril de 2019

Compartilhe

 Em sua primeira versão musical, o espetáculo emocionou

 Seguindo o projeto de descentralização cultural da atual administração, a pré-estreia da 29ª edição da Via-Sacra “A Maior História de Todos os Tempos Cantada pelo Povo de Limeira”, que aconteceu na noite de ontem (14), no Parque Nossa Senhora das Dores, foi um sucesso. Mais de mil pessoas prestigiaram o espetáculo em sua versão musical.

Realizada na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Via-Sacra chega aos bairros, por meio do projeto de descentralização cultural, pela terceira vez. “É um desafio trazer a cultura aos bairros. Levamos aos Frades, ao Cecap e, agora, ao Nossa Senhora das Dores. Acompanhei as gravações e hoje tivemos uma noite de graças, levando cultura para essa comunidade”, disse o prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion.

A medida de descentralização foi aprovada pelo padre Fernando Mendes, bem como pelos moradores do bairro. “A iniciativa da Secretaria de Cultura descentraliza a cultura e traz esta história também até nós”, disse. Sueli Cirineu e Josefa Ursulina da Silva são moradoras do bairro e comentaram sobre a iniciativa. “No bairro podemos trazer as crianças, no Centro fica mais difícil”, disse Sueli. “A iniciativa é boa, pois no Centro não teríamos como ir”, completou Josefa.


“Assim fica mais fácil de participar. A cultura precisa trazer essas atividades aos bairros”, comentou também Vaniza Sebastiana de Paula Teixeira. Luiz Geraldo de Moraes não mora no bairro, mas apoia a ideia. “Acho ótimo. As pessoas dos bairros muitas vezes têm dificuldade em chegar ao Centro”, disse.Em sua primeira versão musical, o espetáculo emocionou. “Esse projeto só é possível porque muita gente se envolve e oferece seus dons e talentos. Esta noite dedicamos o espetáculo à vida, à vida da comunidade, à vida de nossa cidade”, disse o secretário de Cultura e idealizador do projeto. José Farid Zaine, que também assina a direção do espetáculo.Rosângela Benayo de Oliveira aprovou o novo formato. “Muito bonito, bem montado e organizado. É uma apresentação diferente e que passa a mensagem”, disse. Sua filha, Laure Caroline Benayo Oliveira, complementou que o que chamou sua atenção foi a escolha dos atores que interpretam as personagens.”Foi muito bom. É a primeira vez musical e aqui, ficamos felizes pelo bairro”, contou Fernando Américo. “Foi ótimo, excelente. Apesar de conhecermos a história, ela deve, ano a ano, ser mostrada. É uma cultura que deve ser divulgada”, disse Antonio Luiz da Silva que, em visita à cidade, procurou pelo espetáculo.

Os jovens Miguel Sobral, Luiza Fontana e Tauane Gomes decidiram que a cena preferida do musical é a crucificação e que o espetáculo agrega, ainda, conhecimento a quem assiste. “Emocionante”, definiram.

Esteve presente na pré-estreia o vereador José Roberto Bernardo, o Zé da Mix, que representou a Câmara Municipal de Limeira na ocasião.

A apresentação agora estreia nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), às 20h, em um dos principais cartões-postais da cidade: a Gruta da Paz, localizada na Praça Toledo Barros. Além da direção de Farid, o espetáculo conta com a composição musical de Emanuel Massaro, tendo como compositor convidado Joaquim Prado. A direção musical e regência são de Vinicius Ferreira, cenografia de Guto Oliveira e coreografias de Tendas do Sahara. A gravação e a mixagem são de Cleyver Rossi. As oficinas preparatórias foram ministradas pelas assistentes de direção, atrizes e servidoras da Secretaria de Cultura, Ariane Martins e Tatiana Alves. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários