Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de abril de 2019

Compartilhe

 A vacinação foi iniciada após a confirmação de um caso positivo para raiva em um morcego

 A Divisão de Controle de Zoonoses começou nesta segunda-feira (15) uma ação de bloqueio vacinal contra raiva no bairro Cidade Jardim, nas proximidades da Av. Campinas, em Limeira. A vacinação foi iniciada após a confirmação de um caso positivo para raiva em um morcego encontrado no local em 27 de fevereiro. O animal foi encaminhado ao Instituto Pasteur, de São Paulo, que constatou, na tarde da última sexta-feira (12), a ocorrência da doença.

A vacinação é voltada a cães e gatos num raio de 500 metros a partir do endereço onde o animal foi coletado (próximo à Capela Santa Cruz do Cubatão). Segundo a chefe da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, todos os animais devem ser submetidos ao procedimento, mesmo aqueles que tomaram a vacina na campanha contra raiva do ano passado. “Trata-se de uma medida preventiva e esperamos a colaboração dos moradores”, disse.

Pedrina informou, ainda, a ocorrência de um segundo caso de raiva em morcego, localizado no Horto Florestal, no dia 12 de março. O laudo também foi divulgado na última sexta pelo Instituto Pasteur. O mesmo bloqueio será realizado em todos os cães e gatos do Horto Florestal e do Aterro Sanitário.

Ambos os morcegos são insetívoros, ou seja, alimentam-se de insetos. Pedrina destacou que esses são os dois únicos casos de raiva em morcegos confirmados neste ano. Ela alerta que ao localizar algum animal, o munícipe não deve tocá-lo. A orientação é entrar em contato com a Divisão de Controle de Zoonoses, que fará a remoção. O telefone é 3441-3548. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários