Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de abril de 2019

Compartilhe

 O RB Graffiti é um evento a nível mundial de integração cultural e intercâmbio entre grafiteiros

 Rebeca dos Santos Pereira, ou Beca, como é conhecida, é aluna da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) e, recentemente, foi selecionada para o RB GRAFFITI 2019 – 3º Encontro Internacional de Graffiti, no Acre, que acontece entre os dias 12 e 21 de julho.

O RB Graffiti é um evento a nível mundial de integração cultural e intercâmbio entre grafiteiros, artistas urbanos e demais expressões urbanas de todas as partes do mundo que transformam os muros e paredes da cidade em verdadeiras galerias de arte a céu aberto, proporcionando um acesso livre a cultura popular do Estado do Acre.

Com o tema “Reflorestando a Paz” que visa transmitir um olhar crítico através da arte sobre a disseminação da violência no contexto geral, o evento unifica a arte do grafite e proporciona aos artistas locais, nacionais e internacionais a interatividade e a troca de experiências.

Rebeca é aluna da Emcea desde 2015, quando iniciou as aulas de Pintura a Óleo com o professor Gilio Mialichi, permanecendo no curso por quatro anos (três anos no curso de iniciação e um como ex-aluna). Hoje, ela cursa Aquarela, curso ministrado por Lea Moraes. Além dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura, Rebeca participou da oficina de grafite com o artista Alma (Wesler Machado), pelo Programa Oficinas Culturais, quando descobriu uma nova paixão.

Sobre a seleção, a aluna comentou a importância da formação artística junto à Emcea. “Como aluna da Emcea, foi muito importante, porque sou uma artista recente e estou há pouco tempo fazendo este trabalho. Tive muito conhecimento sendo aluna do Gilio, da Lea e do Alma, e a partir disso eu consegui, em um ano, conquistar muitas coisas dentro do grafite”, comentou.

Atualmente, a artista dedica seu trabalho ao grafite, com trabalhos comerciais para bares e lojas, além de oficinas em diversas escolas do município. “Eu gosto de ensinar as pessoas e passar conhecimento para frente. Queria que toda as pessoas soubessem dessa sensação [que o grafite proporciona] e aprendessem também”, disse.

Entre as temáticas abordadas em seu trabalho estão representatividade, elementos da natureza e política, mas para esta edição ela diz que fará “um trabalho para representar as minorias: mulheres e, principalmente, mulheres negras. Gosto de representar também elementos da natureza e alguns assuntos políticos”, finalizou.

Com o convite, Rebeca ganha alimentação e alojamento para o encontro, mas segue em busca de parcerias. Interessados em conhecer mais seu trabalho podem entrar em contato pelo e-mail rebecadspereira@gmail.com ou telefone (19) 98835-3570. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários