Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de abril de 2019

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 A sala fica no prédio da EJA, na Secretaria de Educação

 Audição, visão e tato estão entre os sentidos que são estimulados, com auxílio de tecnologia de realidade virtual, na nova Sala de Estimulação Sensorial da Emeief Limeira, inaugurada nesta terça-feira (16). Cerca de 53 alunos, matriculados na unidade e na Educação Para Jovens (EJA), serão beneficiados com a sala, criada pela equipe da escola, sob a coordenação da diretora Tânia Amaral. O secretário de Educação, André De Francesco, acompanhou a inauguração. A vice-presidente da Alicc, Marilene Bagnato, também esteve presente.

 A sala fica no prédio da EJA, na Secretaria de Educação, e é voltada, especialmente, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo Tânia, no entanto, outros alunos com deficiência também podem utilizar a sala. A unidade, junto da EJA, conta com 15 alunos com TEA, que já utilizam a sala desde o início do ano letivo, e outros 38 com outras deficiências. Conforme a diretora, as 120 crianças da Emeief, matriculadas no ensino infantil, também poderão utilizar a sala, eventualmente, seguindo o currículo escolar. A sala também é aberta a outras unidades, com agendamento prévio.

 A diretora explica que a iniciativa foi desenvolvida com base em estudos da Espanha, que ela conheceu enquanto cursava mestrado em educação especial em Portugal. Segundo ela, a sala é um recurso pedagógico, e não para terapia dos alunos. “A estimulação sensorial é um recurso pedagógico que favorece a aprendizagem. O aluno precisa dessas competências”, salienta. De acordo com Tânia, quando trouxe a ideia, toda a equipe da escola e da Secretaria de Educação abraçou e iniciou os trabalhos para colocar em prática a ação.

 Nos primeiros meses deste ano, a equipe finalizou os últimos detalhes da sala, que agora pode ser usufruída para o estímulo auditivo, visual e tátil, com auxílio de tecnologia de realidade virtual. “Colocamos um pouco de cada estímulo para trabalhar de acordo com as necessidades deles [alunos], que são diferentes uns dos outros”, explica a diretora. “Nosso objetivo, desde o começo, é desenvolver a autonomia e a independência. Queremos que eles avancem.” O investimento para a implantação da sala é da própria unidade.

 O secretário André De Francesco parabenizou a equipe da escola pelo desenvolvimento do projeto. “O grande desafio da nossa gestão tem sido dar efetividade ao trabalho de educação especial no município com uma série de ações. A sala sensorial complementa esse movimento de regionalização e atendimento descentralizado que temos desenvolvido”, comenta. Segundo o secretário, já existia um intenso trabalho nessa área dentro da rede municipal e que foi fortalecido pela gestão do prefeito Mario Botion. “Limeira está numa posição privilegiada no atendimento de educação especial”, observa.

 André revela que esse trabalho na educação especial em Limeira tem sido reconhecido em outros lugares do Brasil. “Temos vivenciado casos de pessoas que vêm de outros lugares do país para Limeira por conta do atendimento da cidade. Isso é fruto de uma equipe competente, produtiva e eficiente de educação especial da secretaria”, afirma. “Nosso papel é trazer um outro olhar e dar oportunidade para que projetos como esse aflorem”, completa. Segundo André, são cerca de 450 alunos atendidos pela educação especial em Limeira. Desses, cerca de 90 apresentam TEA.

 Marilene Bagnato visitou e conheceu a estrutura da Sala de Estimulação Sensorial. “Parabenizo a equipe da escola e da gestão do secretário André e do prefeito Mario Botion. Raríssimos municípios têm uma oportunidade como essa. Isso é muito bom para as famílias que aqui frequentam, e para o futuro dessas pessoas”, fala. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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