Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de abril de 2019

Compartilhe

 As receitas têm prazo de validade de 30 dias

 A Secretaria de Saúde de Limeira informa que a partir do dia 1º de maio, todas as receitas médicas para dispensação de psicotrópicos (medicamentos que atuam no sistema nervoso central) deverão seguir as determinações do Conselho Regional de Farmácia. Os psicotrópicos são fornecidos na rede municipal pela farmácia do Ambulatório de Saúde Mental, Farmácia de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo (ARE) e farmácia da Policlínica (mandados judiciais).

 Os receituários devem conter identificação completa do médico e do paciente, nome do medicamento de acordo com a Denominação Comum Brasileira, além de data de emissão. A pasta salienta que as receitas têm prazo de validade de 30 dias e que todas as prescrições fora dessas normas não serão aceitas pelas farmácias da rede. Portanto, as receitas necessitam de:

 – Identificação do emitente, com nome do profissional ou da Instituição de Saúde, número do Registro no Conselho de Classe ou CNPJ, endereço completo e telefone;
– Identificação do usuário, com nome completo do paciente e seu endereço;
– Nome do medicamento ou substância, prescritos sob forma da Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade (para no máximo 60 dias de tratamento);

 – Data de emissão;
– Assinatura e carimbo do médico, contendo o número do registro de classe.

 A Secretaria de Saúde salienta que vem comunicando as novas regras aos pacientes há, pelo menos, dois meses. Dúvidas podem ser direcionadas à Secretaria de Saúde, pelo telefone 3404-9842. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários