Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de outubro de 2019

Compartilhe

 Na fase inicial, os médicos atenderam 1.397 pacientes, entre os dias 26 de setembro a 3 de outubro

 O prefeito Mario Botion acompanhou nesta segunda-feira (14), no teatro Nair Bello, as consultas de pós-operatório dos pacientes que fizeram cirurgia de catarata por meio do projeto “ Visão” – mutirão de consultas e cirurgias na área de oftalmologia. Botion estava acompanhado do secretário de Saúde, Vitor Santos, da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, do presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá) e da vereadora Erika Tank.

 Botion destacou a importância da adesão do município ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte (Cismetro), que permitiu a contratação da empresa responsável pela execução do Visão. “Dentro do programa Limeira Ativa e Saudável realizamos cerca de 1.400 consultas e 350 cirurgias que estavam represadas. É dessa maneira que estamos enfrentando os problemas da área de saúde, com determinação e propósitos firmes”, frisou.

 Outros avanços no setor também foram citados pelo chefe do Executivo, entre eles, a inauguração do Pronto Atendimento “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, no Abílio Pedro, a reforma de 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a conclusão dos trabalhos da UBS Rubi. “Estamos colocando em dia a estrutura necessária para atender com qualidade a população”, destacou Botion.

 Na ocasião, Vitor Santos apresentou o balanço do mutirão. Na fase inicial, os médicos que atuaram nos consultórios móveis instalados no Parque Cidade atenderam 1.397 pacientes, entre os dias 26 de setembro a 3 de outubro. Após essa avaliação inicial, os pacientes receberam encaminhamento para cirurgias, sendo 309 de catarata, 37 de pterígio (tecido fibrovascular que atinge a córnea) e outros dois para retirada de tumor de pálpebra. Os procedimentos cirúrgicos ocorreram nos dias 5, 6 e 7, no hospital Humanitária. “Nos encontraremos daqui um mês para uma nova revisão. Em seguida, começaremos a programar a continuidade desse projeto”, afirmou.

 O vereador Sidney Pascotto parabenizou a prefeitura pelos esforços em implantar o mutirão oftalmológico e observou, ainda, que a adesão da prefeitura ao Cismetro foi referendada pela Câmara. “Estamos sempre prontos para ajudar nossa cidade. A população merece e agradece o trabalho realizado pela prefeitura”, comentou.

 A vereadora Erika Tank, por sua vez, agradeceu a Mario Botion e a Vitor Santos pela execução do Visão. “Sabemos o quanto essas cirurgias são importantes para quem precisa, disse”. A vereadora aproveitou a oportunidade para falar sobre o Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Erika Tank ressaltou que as mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame.

 Qualidade de Vida

 Maria Aparecida dos Santos, de 60 anos, moradora do Jd. Ernesto Kühl, saiu satisfeita da avaliação da cirurgia de catarata do olho direito. “Esse mutirão foi ótimo, nota dez”, exclamou ao relatar os benefícios da cirurgia. Ela contou que os problemas de visão chegaram a impedi-la de continuar o trabalho na montagem de joias. “Já estou enxergando bem melhor”, afirmou.

 Outra paciente que se recupera bem da cirurgia de catarata é Rosa Maria França Galvão da Silva, de 61 anos, que reside no Jd. Jequitibás. Ela afirmou que usa óculos desde os 7 anos e que a dificuldade para enxergar agravou-se com um glaucoma. Após um ano e meio na fila de espera pela consulta, Rosa Maria disse que pretende voltar ao mercado de trabalho. “Os médicos são espetaculares e atenciosos. A cirurgia foi uma maravilha, já estou fazendo comida novamente e lavando a minha roupa”, disse.

 Também acompanharam o evento, a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, e a vereadora Mayra Costa. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários