Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de outubro de 2019

Compartilhe

 Profissionais distribuíram folhetos do “Outubro Rosa” – mês de prevenção e conscientização do câncer de mama

 Aproximar as ações de saúde da população foi o objetivo de uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Planalto, ligada à Prefeitura de Limeira, que ocorreu nesta terça-feira (15), na feira livre da Vila Queiroz. Profissionais da UBS distribuíram folhetos do “Outubro Rosa” – mês de prevenção e conscientização do câncer de mama – e aproveitaram a oportunidade para falar sobre a importância do autoexame das mamas e da mamografia.

 Segundo a enfermeira e coordenadora da unidade, Caroline Cristina Cason, a ideia de levar a prevenção para um local de grande movimento, como a feira livre, surgiu da necessidade de alcançar um público diferente daquele que frequenta o serviço de saúde. “Buscamos aqui pessoas com um perfil mais variado”, frisou. Além das orientações em torno do Outubro Rosa, também houve aferição de pressão arterial.

 Em meio ao movimento de fregueses, Ana Maria Barbosa Grillo, de 59 anos, procurou informações sobre a mamografia, exame que permite detectar câncer de mama na fase inicial. O procedimento é gratuito e voltado a mulheres de 50 a 69 anos. “Faço esse exame todos os anos”, comentou. Ana Maria disse que gostou de encontrar os agentes de saúde na feira perto de casa. “É uma forma de incentivar as mulheres, principalmente aquelas que ainda têm preconceito em relação a esse exame”, relatou.

 O Outubro Rosa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) e o hospital Santa Casa. Neste ano, serão ofertados 4.710 exames, sendo 3.831 pela Prefeitura de Limeira e 879 pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Para solicitar a mamografia, basta comparecer a uma UBS, preferencialmente, das 8h às 16h, e apresentar o Cartão do SUS, um comprovante de residência e um documento de identidade com foto. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários