Por: Renan Isaltino | Publicado em 16 de outubro de 2019

Compartilhe

 A iniciativa é parte do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC)

 As duas oficinas do projeto Jovem em Cena, que aconteceram durante os meses de setembro e outubro, foram finalizadas ontem. Elas aconteceram na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), no Centro, e no Centro de Artes e Esportes Unificados de Limeira (CEU Limeira), no bairro Geada. A iniciativa é parte do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e patrocínio da Mando Corporation.

 Com início das aulas em 17 de setembro, ministradas pelo diretor teatral Fabiano Lodi, o projeto teve o objetivo de criar um espaço para o aprendizado e desenvolvimento de técnicas fundamentais para a formação de jovens atores, com ênfase no trabalho corporal e vocal, bem como a criação de cenas a partir de exercícios de improvisação e composição. “Limeira foi a primeira cidade da circulação 2019 e 2020 do projeto, em que oferecemos uma vivência com os principais aspectos da formação artística de uma atriz e de um ator, enfatizando matérias específicas que os artistas estudam para desempenhar seus papéis na cena”, disse Lodi.

 Com as oficinas, cada aluno trabalhou exercícios individuais de movimento, expressão corporal e consciência vocal aplicadas na atuação, desenvolvidas e exploradas em práticas coletivas de criação cênica. As oficinas foram encerradas com apresentação dos alunos. “Aqui, em Limeira, a gente viveu o processo, sendo cinco encontros em que duas turmas vivenciaram, em cada dia, um módulo distinto dessas matérias importantes: expressão corporal, voz, desinibição, montagem de cena, interpretação e diversas partes do trabalho de formação profissional que foram oferecidas em uma vivência rápida e lúdica que resultaram, no último dia, em um experimento, em uma cena, em que o próprio grupo criou e se organizou, trouxe os elementos cênicos que interessavam a eles serem mostrados e apresentaram ao público, tanto uns pros outros como para o público externo”, complementou o oficineiro e diretor teatral. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários