Por: Renan Isaltino | Publicado em 30 de outubro de 2019

Compartilhe

 A ação contou com a presença de mais de 100 pessoas

 Apresentação de violino, palestras, zumba e piquenique marcaram o penúltimo dia do Outubro Rosa 2019 – mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama. A ação ocorreu nesta quarta-feira (30), no Bosque Prefeita Maria Thereza, localizado na região central, e contou com a presença de mais de 100 pessoas, de diversos bairros da cidade. A promoção foi da Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Jd. Aeroporto e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Horizonte, Nova Suíça e Odécio Degan.

 O psicólogo e coordenador do Nasf, Denis Jambas, afirmou que ao longo do mês as UBSs desenvolveram uma série de atividades, visando a sensibilização da população sobre o tema. Jambas ressaltou que este é o segundo ano consecutivo em que o encerramento da campanha acontece no bosque. “Nossa ideia é promover a interação das pessoas que participam dos grupos de promoção à saúde das UBSs com o público que frequenta o parque. E ao mesmo tempo, levar a mensagem da conscientização da importância de prevenção ao câncer de mama”, frisou.

 Logo no início do evento, a professora de música Mariana Berbet Lazinho, que integra a Orquestra Sinfônia de Limeira, fez uma apresentação de violino. Ela executou músicas como “Carinhoso”, “Pela luz dos olhos teus”, “Como é grande meu amor por você”, entre outras. Após uma sessão de alongamento, os participantes – em sua maioria vestidos de rosa – acompanharam uma animada aula de zumba.

 Na sequência, a enfermeira e coordenadora da UBS Novo Horizonte, Bruna Salatti Virgolin, deu orientações sobre o “passo a passo” do autoexame das mamas. O público também assistiu a uma palestra com a voluntária da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Geni Becker, que abordou os fatores de risco para o câncer de mama, entre eles, o alcoolismo e o tabagismo.

 As informações sobre a prevenção foram complementadas pela fisioterapeuta do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e da UBS Novo Horizonte, Patrícia Greve Fernandes, que também comentou sobre o propósito da iniciativa. “Neste ano conseguimos reunir um público maior e receber a presença de diversos segmentos dos serviços de saúde, como o Caps 2 e o Caps AD”, observou. “Esse é um espaço favorável para promover o encontro e fortalecer as amizades, questões essenciais para a saúde do corpo, do espírito e do convívio social”, disse.

 Lourdes de Jesus Souza, de 63 anos, que mora no Jd. Ernesto Kühl, esteve no encerramento do Outubro Rosa pela segunda vez. Praticante de atletismo e consciente da importância de atividades físicas para manutenção da saúde, ela contou que já pediu neste mês o agendamento da mamografia. “A mamografia, assim como o Papa Nicolau, são exames que devem ser feitos todos os anos”, frisou.

 Na campanha da prefeitura, que segue até esta quinta-feira (31), a mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. Para agendar o exame, basta procurar a UBS mais próxima e apresentar o Cartão SUS e um documento com foto.

 Presenças:

 Compareceram ao evento, a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, a chefe de Divisão de Saúde Básica, Helenise Adriana Bortolin, a conselheira do Fundo Social de Solidariedade, Célia Salete Leite de Oliveira – que na ocasião representou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, além de profissionais da Secretaria de Saúde. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários