Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de novembro de 2019

Compartilhe

 Representantes da Secretaria de Segurança e da Defesa civil participaram da capacitação

 Na terça-feira (19), a Câmara Municipal realizou um treinamento em Gestão Documental para dez representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil do Município. A iniciativa faz parte do Projeto de Elaboração do Manual Referencial PC-TTD – Poder Executivo Municipal, fruto da parceria entre o Legislativo e a Prefeitura de Limeira com o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 A capacitação foi conduzida pela chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara, Giane Boscolo, e pela assistente de gabinete responsável pelo Arquivo Geral do Executivo limeirense, Adelaine Féres. O foco foi auxiliar na realização do trabalho de mapeamento da produção de documentos na Secretaria de Segurança. O treinamento também abordou a identificação do prazo de guarda, elaboração dos instrumentos de gestão documental e procedimentos para a eliminação.

 Giane Boscolo citou a competência dos municípios em proteger os documentos públicos, que constituem o patrimônio cultural brasileiro, prevista pela Constituição Federal. “Este trabalho conjunto tem sido fundamental para a proteção do patrimônio cultural limeirense, para a disponibilização do acesso e principalmente para organizar a transição para o uso de documentos digitais, tendo em vista a sustentabilidade e eficiência nos serviços”, defendeu.

 Nos próximos 60 dias, os participantes do treinamento realizarão o levantamento de todos os documentos produzidos dentro das atribuições da Secretaria visando a produção de um plano de classificação e tabela de temporalidade compatíveis com a realidade do órgão. A ação vai garantir o armazenamento adequado dos documentos de valor permanente e o descarte seguro dos passíveis de eliminação. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários