Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de fevereiro de 2020

Compartilhe

 O evento tem como finalidade promover o debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos culturais em plataformas digitais

 O tema que envolve a digitalização e a difusão de acervos culturais na rede tem sido um dos mais debatidos atualmente, uma vez que permite dar visibilidade às instituições de guarda de acervos históricos e se configura como uma importante ferramenta de salvaguarda de coleções em museus, arquivos, centros de documentação e bibliotecas. Neste sentido, o Museu Major José Levy Sobrinho, equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Projeto Tainacan e o Centro de Memória-Unicamp, realiza nos dias 12 e 13 de março, no Teatro Nair Bello, em Limeira, SP, o seminário “Acervos Culturais Digitais: perspectivas e desafios”.

 Voltado a profissionais de museus, arquivos, centros de documentação, bibliotecas e instituições culturais; estudantes das áreas de Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia e História em níveis de graduação e pós-graduação, e demais interessados nas discussões sobre digitalização, acervos digitais em rede e comunicação de acervos na internet, o evento tem como finalidade promover o debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos culturais em plataformas digitais, salientando-se a experiência de museus, arquivos e centros de documentação.

 Na forma de mesas de debate, conferências e minicursos, o evento pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem este tipo de ação, buscando apresentar experiências neste cenário. Entre elas, serão destacados os casos de aplicação do projeto Tainacan em instituições-memória brasileiras, ferramenta de código aberto voltada à gestão de coleções culturais. Desta forma, este encontro espera avançar nas discussões acerca das práticas de produção e gestão de acervos digitais e suas possibilidades de articulação em rede, bem como identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema, visando sua disseminação nos museus, arquivos e centros de documentação de Limeira e região.

 Durante o evento será também lançado oficialmente o portal do Museu Major José Levy Sobrinho, criado a partir da plataforma Tainacan, e que permitirá acesso pleno e irrestrito ao acervo da instituição museológica que guarda mais de 25 mil itens entre o século XVIII e os dias atuais. Nesta primeira etapa, o site disponibilizará acesso a dados de cerca de 2 mil itens de variados gêneros e suportes e de grande importância para a história de Limeira e região.

 Segundo a diretora de Memória e Centro de Ciências da Secretaria de Cultura de Limeira, Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino, a ideia é “dar acesso total às coleções salvaguardadas pelo museu, seja a pesquisadores acadêmicos ou a comunidade interessada, com informações confiáveis e de qualidade. O trabalho de pesquisa, catalogação e digitalização será perene, dada a dimensão e raridade de nosso acervo. Nossa proposta é tornar o museu de Limeira referência no interior paulista”. Ressaltou ainda Adriana que “um ponto de destaque neste processo foi a verba recebida pelo ProAC 2019 para a reestruturação de nossa área de guarda e setores técnicos, o que inclui equipamentos melhores para a captura digital do acervo, ação que será concluída até o final deste ano”.

 Para o secretário responsável pela pasta da Cultura, José Farid Zaine, a atividade é fruto de uma gama de ações de modernização do museu, empreendidas pela administração municipal. “Além do lançamento do portal de acervos digitais do Museu Major Levy Sobrinho, teremos ainda a publicação de um catálogo seletivo sobre o acervo com textos de importantes pesquisadores e uma nova exposição de longa duração. O Museu é uma entidade viva e, para tanto, buscamos torna-lo cada vez mais próximo da comunidade que lhe dá sentido”.

 As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas pelo link: bit.do/acervos. Aos presentes será emitido certificado de participação.

 Serviço:

 SEMINÁRIO

 ACERVOS CULTURAIS DIGITAIS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

 Data: 12 e 13 de março de 2020

 Horário: das 9h às 17h

 Local: Auditório do Teatro Nair Bello (Rua Farmacêutico Jacob Fanelli – Vila São João, Limeira – SP, 13480-720 – Parque Cidade)

 Inscrições gratuitas pelo link: bit.do/acervos

 PROGRAMAÇÃO

 Dia 12 de março de 2019

 8h30 – Credenciamento

 9h – Abertura

 9h30 – Lançamento da Plataforma Tainacan do Museu Major José Levy Sobrinho

 10h – Conferência 1

 Acervos em rede e memória em tempos de cultura digital: experiências e desafios do projeto Tainacan. Profa. Dra. Luciana Conrado Martins (equipe Tainacan | Percebe)

 11h – Conferência 2

 O projeto Tainacan na prática: casos de implantação de acervos digitais nos museus do Ibram. André Luiz Dadona Benedito (equipe Tainacan)

 12h às 14h – Almoço

 14h – 17h – Minicurso “Organização e publicação de acervos digitais e exposições em rede com o software Tainacan”  Profa. Dra. Luciana Conrado Martins (equipe Tainacan | Percebe)

 Neste mini-curso serão apresentadas e exploradas as possibilidades do software Tainacan para a organização e publicação de acervos culturais na Internet. O Tainacan é uma ferramenta flexível para WordPress que permite a gestão e a publicação de coleções digitais, e pode ser instalado em qualquer site a partir do repositório oficial do WordPress. O mini-curso irá apresentar, por meio de exercícios práticos, o passo a passo para a instalação e utilização do Tainacan, explorando seus recursos de criação e configuração de coleções, criação de taxonomias, buscas facetadas, entre outras possibilidades).
 Dia 13 de março de 2019

 9h – Mesa-Redonda

 Acervos digitais em rede – relatos de experiências

 – Uma gestão digital em rede: o Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira – César Gonçalves (Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira) e Thiago Mendes (Centro Paula Souza)

 – Digitalização e difusão do acervo do Museu “Major José Levy Sobrinho” na Plataforma Tainacan – Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino (Diretoria de Memória e Centro de Ciências – Prefeitura Municipal de Limeira)

 – O processo de digitalização do acervo Rocha Netto do Centro Cultural Martha Watts – Joceli de Fátima Cerqueira Lazier (Centro Cultural Martha Watts)

 – Ambiente digital confiável em centros de documentação:  o caso do Centro de Memória-Unicamp – Prof. Dr. João Paulo Berto (Centro de Memória-Unicamp)

 11h – Conferência de encerramento

 Implantação do Tainacan nos Museus do IBRAM. Amanda de Almeida Oliveira (Instituto Brasileiro de Museus)

 12h às 14h – Almoço

 14h – 17h – Minicurso “Tratamento de coleções para a internet com o software Open Refine”  André Luiz Dadona Benedito e Clara Andreozzi de La Rocque Couto

 O mini-curso tem como objetivo apresentar procedimentos e ferramentas para facilitar a publicação de coleções culturais na Internet. Para isso serão apresentados procedimentos técnicos de normalização, limpeza, correção de problemas sintáticos e preparação dos dados, fundamentais para a melhoria da qualidade da documentação museológica a ser publicada na Internet. Durante a oficina, faremos atividades práticas com o software Open Refine, visando a melhoria de desempenho nos processos de busca e recuperação da informação). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários