Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de fevereiro de 2020

Compartilhe

 É a 11ª UBS que será reformada pela atual administração, serviços que começaram em 2018

 O governo Mario Botion iniciou nesta semana as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Nossa Senhora das Dores 1, que fica na Rua Frei João das Mercês, 50. A ação inclui o redimensionamento da recepção e demais espaços internos, substituição de piso, construção de acesso externo à farmácia e à sala de vacinação, obras de acessibilidade, pintura geral da unidade, reparos no telhado e calhas, troca de toda fiação elétrica, entre outras. O prédio ganhará banheiros para pessoa com deficiência e sala de espera. É a 11ª UBS que será reformada pela atual administração, serviços que começaram em 2018.

 Durante a reforma, os atendimentos médicos e de enfermagem, assim como a sala de vacinação, funcionarão normalmente. Porém, a dispensação de medicamentos e o atendimento odontológico serão transferidos, a partir da próxima segunda-feira (24), para a UBS Nossa Senhora das Dores 2, localizada na Av. Vitório Bortolan, 1.080. Em razão da mudança, a farmácia do Dores 1 não funcionará amanhã (21).

 As obras terão “custo zero” para o município e serão bancadas integralmente pela construtora Cataguá, como contrapartida para liberação de empreendimento habitacional na região. A construtura estima que em 90 dias os trabalhos estejam concluídos.

 Enfermeira coordenadora da UBS Dores 1 desde 2018, Edna Rosa Miranda afirmou que os trabalhos vinham sendo aguardados com grande expectativa pelos funcionários e usuários da unidade. “Nossa equipe não está medindo esforços para apoiar a reforma e ajudar na organização do atendimento”, frisou. Edna destacou que a unidade abrange um grande volume populacional. “Precisávamos de um espaço mais amplo, para atender com mais qualidade os munícipes”, disse. A unidade realiza mais de 7 mil atendimentos mensais, entre consultas, procedimentos de enfermagem, vacinas, exames, dispensação de medicamentos, entre outros.

 Para Cecília Maria Mendes de Souza, de 56 anos, que mora no bairro há mais de 25 anos, as mudanças na unidade são bem-vindas. “Aqui sempre tem bastante gente, essa reforma é importante para receber bem as pessoas. A área da saúde é a que mais merece atenção”, comentou. Outra munícipe, Tainá Freitas, de 26 anos, também aprovou os trabalhos. “Essa reforma era necessária”, observou.

 A reforma de equipamentos de saúde tem sido uma marca do governo Mario Botion. Desde o início do mandato, foram entregues as unidades Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Nova Europa, Jd. Aeroporto, Graminha, Pq. Hipólito, Cecap, Planalto e Amparo. Boa parte dessas obras receberam recursos de emendas do deputado federal, Miguel Lombardi. Nesta semana, além da UBS Dores 1, o governo iniciou a reforma da nova sede do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) e nos próximos dias, será vez das unidades Lopes e Tatu.

 Além disso, houve investimento na finalização do Pronto Atendimento do Abílio Pedro, que entrou em operação no ano passado, e na construção do Ambulatório de Especialidades Dr. Hélio Marcio Mamede, no Rubi, com inauguração marcada para o dia 28. Botion destacou que as iniciativas integram o programa Limeira Ativa e Saudável, para proporcionar mais conforto e qualidade à população limeirense. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários