Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de fevereiro de 2020

Compartilhe

 O Plantão Pediátrico será voltado a crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias

 A ampliação do atendimento à saúde no governo Mario Botion terá mais um importante capítulo a partir do dia 2 de março. O Pronto Atendimento (PA) do Parque Hipólito 1 passará a contar com Plantão Pediátrico, de segunda a domingo, das 7h às 19h. Com essa medida, a Prefeitura de Limeira terá à disposição dos munícipes, pediatra em todas as unidades de Pronto Atendimento, são elas: Jardim Aeroporto, Abílio Pedro, Infantil (conhecido como Hospital da Criança), e agora, Hipólito 1.

 A iniciativa de instituir atendimento pediátrico no PA Hipólito 1 foi anunciada por Botion em novembro do ano passado, durante a entrega das obras de reforma da unidade, custeadas por emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi. “Estamos buscando sempre a qualidade da saúde e essa é mais uma iniciativa para acolher melhor a população”, disse o prefeito na ocasião.

 O Plantão Pediátrico será voltado a crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. E para o atendimento, basta que os pais ou responsáveis apresentem RG e Cartão SUS. “Serão 12 horas contínuas de atendimento pediátrico. Evitaremos que as famílias tenham que procurar unidades mais distantes para consultar seus filhos”, comentou Botion.

 A enfermeira e coordenada do local, Danúbia Florêncio da Rocha, destacou que a presença do pediatra no PA era aguardada por funcionários e pela comunidade local. “Será um grande ganho para a população”, disse. “As crianças serão atendidas mais próximas as suas residências”, completou.

 Atualmente, o PA Hipólito 1 é o segundo mais movimentado da cidade, ficando atrás do PA do Jd. Aeroporto. São 3.500 procedimentos de saúde por mês, entre consultas com clínico geral e atendimentos de enfermagem. Os números não incluem o volume de pacientes da UBS, que funciona no mesmo espaço.

 Segundo a enfermeira supervisora do PA, Digiane Morais Rodrigues, o Pronto Atendimento tem caráter de urgência e emergência, ou seja, são situações médicas em que o paciente – seja ele adulto ou criança – não pode aguardar muito tempo para ser acolhido pelo profissional de saúde. Como exemplo, ela citou quedas, febre alta, viroses acompanhadas de vômito, dores mais fortes de garganta ou de ouvido, entre outras. “Esse serviço deve ser usado de forma consciente pela população, para que diminua a lotação nos hospitais de alta complexidade”, observou.

 Para Fabiana dos Santos, de 30 anos, a presença do pediatra no PA será muito bem-vinda. Na última terça (18), ela recorreu à Santa Casa para conseguir atendimento pediátrico para seus dois filhos, de sete e três anos. “Um estava com virose, e o outro, com febre. Precisei chamar um Uber para ir até lá”, comentou. “Tudo será mais fácil com o pediatra aqui no PA. Além do atendimento ser mais rápido, é perto de casa”, disse.

 O PA do Parque Hipólito 1 fica na Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários