Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de maio de 2020

Compartilhe

 Secretaria de Educação do Estado possui plataforma própria que avalia resultados gerais e individuais dos estudantes

 A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) forçou governos de todo o mundo a se adaptarem e acelerarem a implantação de processos tecnológicos. Também parte desse processo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) criou o Centro de Mídias de SP para a realização de aulas à distância. Entretanto, é importante esclarecer que mesmo antes da pandemia, a Seduc- SP, através da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) desenvolve tecnologias para auxiliar a educação paulista.

 Confira os principais aplicativos e plataformas:

 Centro de Mídias SP

 O Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) foi criado especialmente para promover as aulas a distância da rede estadual. São dois aplicativos, um destinado ao ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e outro para os anos finais do ensino fundamentas (6º ao 9) e ensino médio. Os dois apps também contam com canal de formação de professores e gestão e estão disponíveis para sistemas Android e iOS.

 Dentro do aplicativo também é possível acessar o Google Classroom. Quando o CMSP é utilizado pelo 4G os dados móveis são custeados totalmente pela Seduc-SP, sem gastar a franquia do usuário. O CMSP ainda conta com página no Facebook com transmissões ao vivo e canal no Youtube.

 Minha Escola SP e Diário de Classe SP

 O aplicativo Minha Escola SP é dedicado aos alunos e reúne notas, faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno. Os responsáveis pelos alunos também podem acessá-lo, mediante cadastro.

 O Diário de Classe SP permite que os professores substituam a versão impressa do documento utilizado para registrar a frequência dos alunos, além de informações como notas das avaliações. A informatização do diário permite a possibilidade de os responsáveis acompanharem o registro da vida escolar dos filhos, de forma mais rápida por meio do Minha Escola SP.

 Os aplicativos estão disponíveis para download gratuito no sistema Android e devem ser disponibilizados no segundo semestre para iOS. Os aplicativos também estão com dados patrocinados pela Seduc-SP durante a pandemia.

Secretaria Escolar Digital (SED)

A Secretaria Escolar Digital (SED) é uma plataforma on-line criada para centralizar, agilizar e facilitar todas as operações que envolvem a gestão diária da vida escolas. Ela é destinada para servidores e alunos apresentando diferentes funções para cada. O login inicial na SED é o que irá guiar o usuário para o login nas outras plataformas e aplicativos da Seduc-SP. Lá também é possível consultar as contas institucionais Microsoft e Google. Para quem nunca utilizou é possível fazer um passo a passo para realizar o primeiro acesso em https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar

 Plataforma Foco Aprendizagem

 Elaborada em parceria com a Coordenadoria Pedagógica (COPED) a plataforma é capaz de identificar as habilidades e competências dos alunos da rede estadual. Para isso, a ferramenta utiliza os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e da prova bimestral AP (Avaliação da Aprendizagem).

 Com a tecnologia é possível criar mapas de cada sala de aula, que facilitam aos professores consultar quais habilidades precisam ser complementadas, priorizadas ou reforçadas. Além disso, o professor consegue fazer um raio-x por aluno com base no que cada um respondeu, sobre seus erros e acertos e, assim, já consegue implantar um reforço personalizado no próximo bimestre.

 Ela é direcionada a professores, coordenadores e diretores e o acesso é online pela SED.

 Portal de Atendimento

 O Portal de Atendimento é o local para que qualquer pessoa ligada a rede estadual possa acessar tutoriais, abrir uma reclamação ou tirar alguma dúvida. Para cada ocorrência que for aberta você receberá um resumo e número para acompanhar sua tramitação e prazo de solução ou resposta.

 O acesso é feito com o mesmo login e senha da SED pelo site: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/ (Da redação portal Notícia de Limeira)

 Imagem: Reprodução / Governo de SP


Compartilhe

Comentários

comentários