Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de junho de 2020

Compartilhe

 Para os trabalhos, que devem ser feitos pelo menos a cada dois anos, a prefeitura utiliza escavadeira hidráulica

 Com a chegada do período de estiagem, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início aos trabalhos de limpeza das cacimbas nas estradas rurais do município. Nesta semana, as atividades concentram-se na Estrada Municipal LIM-274, no Bairro do Tatu. A iniciativa atende à determinação do prefeito Mario Botion, visando à preparação dessas vias para a próxima temporada de chuvas, como apoio aos produtores agrícolas e demais usuários dessas vias.

 Para os trabalhos, que devem ser feitos pelo menos a cada dois anos, a prefeitura utiliza escavadeira hidráulica. Segundo o responsável pela pasta, Dagoberto Guidi, há atualmente mais de 1.200 bacias de detenção em Limeira, em diversas estradas rurais.

 As cacimbas, conforme o engenheiro civil e diretor de Manutenção da prefeitura, Tikara Okawada, são bacias de detenção das águas de chuva, construídas ao longo de estradas rurais de terra batida ou de asfalto. Servem para facilitar a infiltração de água no solo, evitando erosões e aumentando o tempo de conservação da pista. “Além dos ganhos de durabilidade das estradas, as cacimbas proporcionam benefícios ao meio ambiente, pois, alimentam o lençol freático e reduzem o carreamento de solo e outros resíduos para nascentes e corpos d’água”, frisou. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários