Por: Redação NL | Publicado em 4 de junho de 2020

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 875 milhões de litros de água foram preservados, somente entre os anos 2018 e 2019

 Primeira cidade do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em junho de 1995, Limeira chega à marca histórica de 25 anos da concessão com os serviços universalizados, ou seja, com 100% de cobertura de água e de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana do município. Um cenário bastante diferenciado na comparação com a maioria das cidades brasileiras.

 Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 6,1 milhões de domicílios brasileiros não contavam com abastecimento regular de água, isso representa cerca de 18,4 milhões de pessoas. A análise ainda mostra que, no período, 1,6 milhão de casas não tinham banheiro de uso exclusivo dos moradores.

 Com os serviços de saneamento concedidos à iniciativa privada, Limeira recebeu investimentos superiores a R$ 500 milhões nos últimos 25 anos.

 A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, destaca entre os principais avanços no período a redução do índice de perdas de água, tendo sido reduzido de 45%, antes da concessão, para os atuais 15,5%. Um dos menores índices do país, de acordo com o Ranking do Saneamento 2020 do Instituto Trata Brasil.

 Na prática, a redução das perdas significa que 875 milhões de litros de água foram preservados, somente entre os anos 2018 e 2019.

 Essa redução é resultado do trabalho contínuo em gestão de perdas. Entre as principais ações executadas estão a substituição de redes de água, só em 2019 foram 5,5 quilômetros; a instalação de macromedidores, num total de 106 equipamentos instalados na cidade; e a implementação de novos equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão na rede de distribuição de água.

 “O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Limeira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação no Rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. São ações que já foram adotadas e que vão continuar ocorrendo durante toda a concessão”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

 Outro trabalho realizado pela concessionária no combate às perdas de água são os “caça-vazamentos”. Esse serviço é executado com hastes de escuta e uso de geofones, equipamentos que identificam vazamentos invisíveis em ligações e nas redes de distribuição de água. Quando encontrado algum vazamento, as equipes de manutenção são acionadas para executar o reparo, em um curto prazo. Com isto, é possível reduzir o índice de perdas. Nas regiões centrais da cidade, devido ao tráfego intenso, o caça vazamentos é realizado aos domingos.

 “Em média, no ano de 2019, localizamos 32 vazamentos invisíveis por mês. Do total de vazamentos reparados no ano, os invisíveis representaram 14%”, complementa Fernando.

 O município de Limeira conta ainda com 72 DMC’s – Distrito de Medição e Controle – que são setores controlados por macromedidores. Isso é importante pois possibilita que a concessionária consiga gerenciar com mais eficiência as perdas dentro de cada setor delimitado por registros.

 Na marca de 25 anos de concessão dos serviços de água e esgoto em Limeira, a BRK Ambiental prossegue com o trabalho de combate às perdas de água. Para esse ano, estão previstas a substituição de oito quilômetros de redes de água, aquisição de novos equipamentos e a criação de novas DMC’s.

 A concessionária se mantém à disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/limeira e pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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