Por: Redação NL | Publicado em 5 de junho de 2020

Compartilhe

 Esse trabalho já evitou que 6,04 bilhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados nos rios e córregos do município

 Primeira cidade do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em junho de 1995, Limeira chega à marca histórica de 25 anos da concessão com os serviços universalizados, ou seja, com 100% de cobertura de água e de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana do município. Um cenário bastante diferenciado na comparação com a maioria das cidades brasileiras.

 Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 6,1 milhões de domicílios brasileiros não contavam com abastecimento regular de água, isso representa cerca de 18,4 milhões de pessoas. A análise ainda mostra que, no período, 1,6 milhão de casas não tinham banheiro de uso exclusivo dos moradores.

 Com os serviços de saneamento concedidos à iniciativa privada, Limeira recebeu investimentos superiores a R$ 500 milhões nos últimos 25 anos.

 A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, destaca entre os principais avanços no período a universalização dos serviços de esgotamento sanitário; conquistada em 2010, quando se atingiu 100% de esgoto tratado, e de extrema importância para a população e para o meio ambiente. Com a coleta e o tratamento de todo o esgoto gerado em Limeira, esse trabalho já evitou que 6,04 bilhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados nos rios e córregos do município.

 “Essa é uma conquista que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para, dentre diversas coisas, prevenir a contaminação e transmissão de doenças”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

 O esgoto é composto por água (99%) e sólidos (1%). Esses rejeitos sólidos são, em sua maioria, constituídos por matéria orgânica em decomposição, originada de fezes e de atividades humanas em pias, tanques, máquinas de lavar, chuveiros entre outros. Quando despejado nos rios sem tratamento, ele altera a composição natural daquele ecossistema, trazendo danos para a fauna, a flora aquática e os seres humanos que vivem no entorno.

 Na marca de 25 anos de concessão dos serviços de água e esgoto em Limeira, a BRK Ambiental prossegue com o trabalho de modernização do sistema de esgotamento sanitário. Novos investimentos estão ocorrendo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu. O local recebe obras para implantação de um sistema de tratamento em nível terciário, com remoções de matéria orgânica (95%), nitrogênio (75%) e fósforo (89%), em uma vazão média de 650 l/s, o que representa 80% do esgoto coletado em Limeira. O projeto representa um investimento de R$ 120 milhões e permitirá que o efluente tratado seja devolvido ao Ribeirão Tatu com alto nível de qualidade, beneficiando não somente o Município de Limeira, mas toda a Bacia PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários