Por: Redação NL | Publicado em 5 de junho de 2020

Compartilhe

 Data é uma oportunidade para todos os cidadãos repensarem seus hábitos de consumo e sua relação com os recursos naturais

 O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, reforça que a data é uma oportunidade para todos os cidadãos repensarem seus hábitos de consumo e sua relação com os recursos naturais, buscando assumir uma postura mais sustentável em seu cotidiano.

 Trigo ressalta que esta gestão vem atuando para proporcionar mais qualidade de vida à população, trabalhando o conceito de “bem-estar único”. “Dessa forma, promovemos uma interação entre o bem-estar humano, ambiental e animal, ou seja, um tripé sustentado pelo homem, a natureza e todos os demais seres vivos”, frisou.

Exemplo disso são os plantios de árvores em calçadas e praças que ampliaram a massa verde na área urbana de Limeira. A legislação ambiental também foi aprimorada, a fim de garantir que ocorram menos conflitos entre a natureza e o espaço urbano, gerando menos gasto público e trazendo benefícios ambientais. Além disso, foi implantado no município o projeto de Gestão Compartilhada de Áreas Públicas, que simplifica os procedimentos para que a sociedade civil requeira a gestão compartilhada de áreas verdes, parques, praças, canteiros, rotatórias, áreas de lazer e áreas destinadas à pratica esportiva.

“O poder público faz a gestão ambiental com os recursos disponíveis, e estamos conseguindo proporcionar cada vez mais conscientização e educação ambiental para que cada cidadão também possa fazer a sua parte e contribuir com uma cidade mais sustentável”, disse. O secretário cita como exemplos a separação correta do lixo, a compostagem de resíduos orgânicos e o consumo consciente, sempre evitando desperdícios.

Outra recomendação é consumir produtos da agricultura familiar, já que além de valorizar a produção local também é uma escolha ambientalmente interessante, por utilizar menos transporte e menos poluição no ar. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários