Por: Renan Isaltino | Publicado em 8 de junho de 2020

Compartilhe

 O evento acontece das 10h às 11h30, e será transmitido nos canais oficiais da Prefeitura de Limeira

 A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social (Ceprosom), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), promove na próxima segunda-feira (15), a live “Isolamento social e violência contra a pessoa idosa”, coordenada pela Dra. Débora Lee Vianna Paulo. O evento acontece das 10h às 11h30, e será transmitido nos canais oficiais da Prefeitura de Limeira. A palestra, que dá início as ações municipais do “Junho Violeta”, apresentará aos participantes aspectos pertinentes à questão da violência contra idosos durante o isolamento social.

 No Brasil, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), desde o início da quarentena, os casos de violência doméstica aumentaram em 9%, denotando a necessidade de reflexão sobre o tema, a sua relevância dentro do atual contexto social e a divulgação dos canais de denúncia.

 Em Limeira, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atualmente atende 33 idosos. Em 2019 o número de atendimentos chegou a 127, sendo 86 mulheres e 41 homens. Os atendimentos são de casos de negligência, abandono, violência física, psicológica e patrimonial, dentre outros. A data 15 de junho é lembrada pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

 A campanha “Junho Violeta”, traz orientações sobre o atendimento intersetorial e chama atenção da população para um problema que cresce a cada ano. Segundo dados do MMFDH, somente nos cinco primeiros meses de 2020, o Disque 100 recebeu um total de 3.286 casos de denúncia de violência à pessoa idosa. Em 2019, foram 33.133 registros em todo o país, com a maior incidência no estado de São Paulo com 21,59% do total de casos.

 SOBRE A PALESTRANTE

 Dra. Debora Lee Vianna Paulo, é gerontóloga na Secretaria Saúde, doutoranda e mestre em Gerontologia pela Universidade de Campinas (Unicamp), pós-graduada em Neurologia do Adulto pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein e Especialista em Marketing e Gestão em Saúde pela Unicamp, Gerontóloga pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz Limeira), coordenadora e proprietária do Elderly- Centro de Promoção de Envelhecimento Saudável. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *