Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 13 de junho de 2020

Compartilhe

 Inauguração foi hoje (13) no aniversário da cidade

 Cordeirópolis inaugurou neste sábado (13) a Estação de Tratamento de Esgoto. Anunciada em 2013, esta obra foi iniciada no segundo semestre de 2014, por meio do Programa Água Limpa, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que é gerido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, e contou com o investimento de R$20,925 milhões de reais.

 A partir da implantação do sistema de tratamento de esgoto, a interligação dos bairros será realizada por etapas. A primeira região a ter o sistema de esgoto em operação será a Zona Sul, seguida do Centro e Zona Norte. “A partir destas ligações o sistema começará a produzir o ambiente químico e biológico necessário para estabilizar o processo de tratamento. A estimativa é de que o município alcance o estágio de 100% de tratamento até o final do ano”, explicou o presidente do SAAE, Arnaldo Zanarelli.

 Para o prefeito, Adinan Ortolan, o início das operações da Estação de Tratamento de Esgoto representa um marco muito importante para o desenvolvimento social e a sustentabilidade de Cordeirópolis. “Para crescer e nos desenvolver ainda mais, precisamos garantir infraestrutura para garantir sustentabilidade para nossa cidade. Estamos investindo em programas habitacionais, políticas especiais para a atração de empreendimentos, e nada disso é possível sem que tenhamos um bom sistema de saneamento básico para garantir o nosso futuro”, pontuou.

 Entre os principais benefícios da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, está o fato dela garantir 100% de esgoto tratado para toda malha urbana de Cordeirópolis e evitar que cerca de 43 toneladas de esgoto in natura seja despejada mensalmente no Ribeirão Tatu.

 Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, participou da cerimônia de entrega por meio da transmissão e fez questão de destacar a importância da ETE. “O Governo do Estado investiu cerca de 21 milhões de reais para que a partir de hoje Cordeirópolis passe a ser um município 300%, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Isso é qualidade de vida para cerca de 24 mil pessoas a partir deste grande projeto que é o Programa Água Limpa, que segue fazendo a diferença e gerando mais qualidade de vida e sustentabilidade”. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários